A Microsoft lançou a atualização cumulativa do Windows 10 KB4556799 no último dia 12 de maio e, desde então, os usuários vem relatando vários problemas ao tentar instalar a atualização, recebendo BSODs, problemas de áudio e problemas em jogos.

Com a quantidade de hardware e drivers diferentes executando o Windows 10, sempre há relatos de problemas na instalação de uma atualização.

Hardware que não funciona mais, problemas de desempenho e as temidas falhas da "tela azul da morte". Com esta versão, o número de reclamações aumentou significativamente.

O que os usuários estão relatando

Sempre há conversas sobre problemas após o lançamento de uma nova atualização cumulativa do Windows 10, mas com essa atualização, a coisa parece estar feia.

Abaixo, descrevemos alguns dos problemas que as pessoas enfrentam após instalar a atualização.

Não é possível instalar a atualização KB4556799

Um dos problemas é a incapacidade do Windows instalar a própria atualização. Que por um lado é ótimo!

Mas ao tentar fazer isso, o Windows Update começava a baixar a atualização e, eventualmente, exibia um código de erro como 0x8024000b, 0x80070026, 0x800f0988, 0x80073701, além de muitos outros.

Infelizmente, muitos afetados afirmam que executar o comando "sfc/scannow" ou a solução de problemas do Windows Update não resolve o problema.

Problemas de áudio

Existem relatos de que alguns usuários não conseguem ouvir nenhum som no computador após instalar a atualização KB4556799.

Se você perdeu o áudio após a atualização, algumas pessoas conseguiram corrigi-lo desativando a opção "Ativar aprimoramentos de áudio" nas propriedades do alto-falante do Windows.

Para tentar isso, clique com o botão direito do mouse no ícone de volume na bandeja do sistema e selecione "Abrir configurações de som".

Na seção de saída da tela Configurações de som, clique em "Propriedades do dispositivo". Em seguida, role para baixo e clique em "Propriedades adicionais do dispositivo".

A caixa de diálogo Propriedades do alto-falante será aberta e você deverá clicar na guia "Avançado".

Na guia Avançado, procure a caixa de seleção "Ativar aprimoramentos de áudio" e desmarque a opção. Agora teste seu som e veja se está funcionando novamente.

Alguns relatos de falhas na tela azul da morte (BSOD)

Alguns usuários relataram também passaram a ter falhas no BSOD após a instalação da atualização KB4556799, esse erro não é tão comuns e, para não diminuir o problema para quem os recebe, os BSODs parecem ser um problema isolado.

Para os usuários que estão recebendo BSODs após instalar a atualização KB4556799, é provável que haja um conflito de driver causando as falhas.

Para resolver esses tipos de problemas, recomendo que os usuários executem as seguintes etapas:

  • Desinstale a atualização KB4556799
  • Depois de desinstalar a atualização, atualize os drivers de placa de vídeo, áudio e dispositivos de armazenamento, se possível
  • Para aqueles com vídeo on-board Intel, pode-se atualizar para a versão mais recente identificada automaticamente

Os procedimentos de atualização parecem estar resolvendo esses problemas.

Problemas de aplicação, jogabilidade e desempenho

Finalmente, alguns usuários estão relatando problemas ao iniciar aplicativos, jogos e lentidão do sistema.

Como os BSODs, esses tipos de problemas podem estar relacionados a drivers, e os usuários podem tentar as etapas listadas na seção anterior para ver se isso ajuda.

Se isso ainda não funcionar, o jeito é aguardar a próxima atualização que corrigirá tais problemas e muito provavelmente trazer outros. Afinal é o que tem acontecido com as últimas atualizações liberadas pela Microsoft para o Windows 10.