Sabemos que o Windows Phone é um sistema abandonado. A Microsoft vem recomendando que os poucos usuários que existem migrem para outras plataformas, como Android e iOS, algo que deixa bem claro que nem a própria desenvolvedora recomenda o uso desse sistema.

Agora, como era previsto desde outubro deste ano, a gigante de Redmond colocou outra "pá de terra" no caixão do sistema, dado que encerrou a loja de aplicativos do Windows Phone 8.1 e de versões mais antigas.

Portanto, os usuários deixam de ter acesso à Windows Phone Store, não podendo baixar novas aplicações em seus aparelhos. Isso faz com que os proprietários dos antigos Lumias fiquem limitados aos aplicativos que já estão instalados, tornando o Windows Phone 8.1 ainda mais inutilizável. Acreditamos que essa seja uma estratégia da Microsoft para forçar a migração para outro sistema operacional.

No momento, a medida não afeta aqueles que estão utilizando o Windows 10 Mobile, que é a versão mais "recente". No entanto, é bastante provável que sua loja também deixe de funcionar assim que o suporte for encerrado no próximo mês, dado que ele foi prorrogado recentemente, tendo seu fim marcado para 14 de janeiro de 2020.

Aqueles que por algum motivo decidirem continuar na plataforma após o fim do suporte, devem saber que os aplicativos padrões da Microsoft que vem embarcados no sistema, como Word, PowerPoint, Excel e OneNote, ainda serão atualizados até 12 de janeiro de 2021. De qualquer forma, recomendamos fortemente que aposte no Android ou iOS.