Faz algum tempo que a Microsoft vem trabalhando em melhorias para a sua assistente pessoal, a Cortana, principalmente no que diz respeito a manter conversações. As alterações mais recentes, no entanto, mostram que o plano da empresa pode ser de tirar a Cortana do Windows 10, oferecendo-a separadamente na Microsoft Store.

Esse "rumor" - que já foi confirmado - se deu uma vez que usuários flagraram a versão beta da Cortana à venda na Microsoft Store. Os primeiros sinais de que isso poderia acontecer foram na atualização de maio do Windows 10, onde a Cortana já havia saído da barra de busca.

 

Versão beta da Cortana está disponível na Microsoft Store dos Estados Unidos.
Versão beta da Cortana está disponível na Microsoft Store dos Estados Unidos.

A suposição é que a Microsoft tenha optado por essa separação para poder atualizar constantemente a Cortana sem depender do Windows, acelerando assim a vinda de suas novidades. Porém, segundo o site The Verge, a Cortana sempre foi construída como um serviço baseado na web, que poderia ser atualizado sem mudanças no Windows 10... Isso faz com que as dúvidas da intenção da Microsoft continuem no ar. 

Essas dúvidas também são intensificadas quando lembramos que a Microsoft vem trabalhando em uma atualização para o Windows 10 de codinome 19H2. A empresa ainda não deu nenhuma dica sobre esse update, mas provavelmente a separação da Cortana deve ter alguma relação com ele.

A versão beta da Cortana só está disponível de graça na Microsoft Store dos Estados Unidos. O Oficina da Net tentou buscá-la na loja brasileira, sem sucesso.

Fonte: the verge