O Kinect voltou, agora, porém, como um aparelho profissional para a nuvem chamado Azure Kinect. A novidade foi apresentada pela Microsoft durante a MWC 2019, em que resumiu como um "dispositivo inteligente que permite a desenvolvedores criarem novas experiências", voltado principalmente ao meio empresarial.

Agora ele não possui nenhuma relação com os games, em que era utilizado como sensor de movimento para jogos e controle de gestos do Xbox 360 e do Xbox One.

O Kinect Azure chega desta vez com um sensor avançado de profundidade de 1 MP. A sua câmera RGB tem 12 MP de resolução e ainda possui um conjunto de 7 microfones para captação do som ao redor. 

MWC 2019: Kinect retorna com câmera de uso profissional.
MWC 2019: Kinect retorna com câmera de uso profissional.

Ele pode ser usado de modo individual ou em conjunto com outros dispositivos  e assim todo o sistema é controlado a partir da nuvem, através do sistema Azure da Microsoft.

O sensor  Kinect baseado em tecnologia em nuvem já está sendo utilizado por uma das empresas parceiras da Microsoft, a Ocuvera. Ela atua no setor de saúde, e usa o sensor do Azure Kinect para prevenir e impedir que pacientes tenham quedas acidentais em hospitais.

O Kinect Azure (aparelho e kit de desenvolvimento) está disponível para pré-venda a partir desta segunda-feira (25) através do site da Microsoft. O valor é de US$ 399. Inicialmente, o dispositivo está disponível apenas para os Estados Unidos e China.                                                                                               

Fonte: Engadget