A Microsoft está desenvolvendo o seu próprio navegador Chromium para substituir o padrão no Windows 10. Há três anos a companhia revelou o navegador Edge, com um design próprio para substituir o Internet Explorer e com isso modernizar a experiência de navegação e poder concorrer diretamente com o Chrome e também outros. Agora, ao que tudo demonstra, a Microsoft está desistindo do seu Edge e movendo o seu navegador padrão do Windows 10 para o Chromium.

O primeiro a noticiar os planos da Microsoft foi o Windows Central. Entende-se que a Microsoft tenha ficado decepcionada com os problemas de compatibilidade com a Web da Edge, e empresas e consumidores estejam pressionando a companhia para melhorar a situação.

Microsoft está desenvolvendo navegador próprio para substituir Edge.
Microsoft está desenvolvendo navegador próprio para substituir Edge.

Atualmente, o Chrome é o navegador mais popular  em todos os dispositivos, tudo isso em razão da sua popularidade do Android e ainda à ascensão do Chrome em PCs e Macs. O Google ainda está desenvolvendo serviços da Web somente para o Chrome, já que é o primeiro a adotar tecnologias da Web emergentes.

Já, o mecanismo de renderização da Microsoft acabou ficando para trás e a empresa é sabedora disso. Alguns sinais indicam que a companhia estava prestes a adotar o Chromium no Windows, levando em conta que os engenheiros da empresa têm trabalhado com o Google para oferecer um suporte a versão do Chrome em um sistema operacional Windows com ARM.

A Microsoft envia regularmente notificações aos usuários do Windows 10 para tentar fazer com que eles não usem o Chrome, e ainda a Microsoft removeu o instalador do Google Chrome da Windows Store, já que violava as políticas de armazenamento.

Fonte: The Verge