O polêmico emoji de arma irá sair do ar. O Google revelou há pouco tempo que irá adotar uma mudança em relação ao significado do emoji de arma de fogo. Hoje, outras duas empresas que ainda não haviam aderido ao movimento revelaram que irão disponibilizar novas versões para as suas figuras.

Assim, o Facebook e Microsoft irão seguir a tendência da Apple e irão trocar o emoji por uma pistola d’água. Vale mencionar que nas primeiras versões do Windows 10 a empresa de Bill Gates já tinha a sua própria alternativa, ou seja, usar uma pistola a laser. Após trocar por uma arma comum, a Apple lançou o brinquedo, e a indústria inteira aderiu.

Facebook e Microsoft também irão substituir emoji de arma.
Facebook e Microsoft também irão substituir emoji de arma.

Obviamente a notícia é muito positiva já que une o entendimento do emoji em todas as plataformas. Com significados diferentes em cada plataforma, uma brincadeira poderia ter uma interpretação mais séria e até ofensiva, caso um usuário do iOS enviasse a figura para outro do Facebook, por exemplo.

"Nós estamos no processo de melhoria dos nossos emojis para refletirem nossos valores e estarem de acordo com o feedback que recebemos", disse a Microsoft através de um post.

A Microsoft ainda não divulgou uma data exata de quando irá substituir o ícone em suas plataformas. O Facebook, por sua vez, disse que pretende implantar em breve. O WhatsApp, que pertence ao Facebook, já utiliza um brinquedo no lugar de uma arma de fogo.

Quem não lembra do hambúrguer no ano passado? A questão acabou sendo levantada por alguns usuários do Twitter, em que questionavam a posição do queijo no emoji de hambúrguer no Android.

Após tanta discussão, Sundar Pichai, CEO do Google, prometeu (em tom de brincadeira) parar todas as atividades para solucionar o problema. Conforme promessa, o Android 8.1 trouxe não somente o queijo na posição correta, e ainda encheu as canecas de chopp.