A empresa Spiceworks, baseada em uma pesquisa realizada com mais de 500 companhias na Europa e na América do Norte, revelou um estudo sobre as assistentes virtuais no meio corporativo. A ideia era descobrir qual era a mais usada entre a Cortana, Google Assistente e Siri.

Na primeira colocação aparece a Microsoft, seguida pela Apple. Na terceira posição está o Google, que fica bem abaixo da concorrência.

A pesquisa descobriu que quase a metade das companhias avaliadas afirmaram que já estão usando a assistente da Microsoft, a Cortana. Em razão da sua implantação no próprio Windows, a amplitude de uso acaba sendo maior do que as assistentes, já que o próprio Windows conta com um número grande de usuários.

Assim sendo, a Cortana aparece com 49% da preferência de uso, a síria fica na segunda posição, com 47%, e a Google Assistente com apenas 23%.

Pesquisa revela qual assistente virtual é mais usada.
Pesquisa revela qual assistente virtual é mais usada.

As empresas, no geral, na pesquisa também informaram que pretendem usar mais a Alexa do que a Cortana, Siri ou Google Assistente nos próximos meses, isso com uma taxa de 15%, perdendo somente para os próprios "chats integrados em ferramentas colaborativas".

Possivelmente, daqui a 12 meses, a taxa de planejamento de uso seja diferente. Vale mencionar que a Amazon  está investindo pesado na sua plataforma e com isso expandindo as possibilidades com novos produtos a cada trimestre.

Para completar, o Google também não deverá querer ficar para trás e deverá apresentar algumas novidades durante o Google I/O, que irá ocorrer próximo da Microsoft Build 2018, que também deverá revelar novidades em relação à Cortana.

A pesquisa em questão serviu não somente para as companhias do meio corporativo, mas também para as empresas por trás das assistentes virtuais, visto que, elas poderão trazer novidades baseadas nas preferências e necessidades de seus usuários.