Durante este mês, a Microsoft deverá liberar a atualização do Windows 10. Mesmo sem uma confirmação oficial, a atualização irá se chamar "Spring Creators Update", "April Update". O nome em questão é baseado em uma nova versão Release To Manufacturing (RTM) que a Microsoft lançou recentemente em seu programa Windows Insider.

O Microsoft Edge recebe uma atualização de servidor e, assim que acionado, carrega uma página de boas-vindas do MSN que diz "Bem-vindos à atualização de abril". A página em questão promove alguns recursos inovadores, bem como a possibilidade de retornar atividades passadas na linha do tempo e ainda a capacidade de partilhar arquivos com dispositivos que estejam próximos.

Novidade apareceu com Boas-vindas e atualização marcada para abril.
Novidade apareceu com Boas-vindas e atualização marcada para abril.

Levando em consideração no que foi testado em compilações de pré-lançamento, irá haver um conjunto de outras melhorias.

Cortana repaginada
Cortana repaginada

A Microsoft, por exemplo, reconstruiu a game Bar com uma nova UI de design Fluent, com a adição de uma ferramenta de visualização de dados de diagnóstico na seção se segurança e privacidade. A Cortana fica mais simples de ser usada com a interface do Organizer e o separador "Habilidades".

Windows Shell
Windows Shell

O Windows 10 deverá contar com mudanças também no design em aplicativos próprios, principalmente o de jogos, e sistemas melhores para sincronização e ainda transferência de arquivos entre vários dispositivos conectados em uma mesma rede.

Vale mencionar a atualização estava marcada para acontecer em 10 de abril, porém, no último instante acabou sendo interrompida em razão de uma descoberta de um erro. Segundo rumores, também foi descoberto um segundo erro, o que causou um atraso ainda maior.

A Microsoft confirmou que a atualização irá demorar menos tempo (em modo offline) do que as atualizações feitas anteriormente. Assim sendo, o seu tempo estimado é de 30 minutos, visto que, as anteriores eram de 51 minutos.

Imagens Windows Central