Um novo problema envolvendo o uTorrent foi detectado. Após receber uma atualização em sua versão para Windows na última quinta-feira, um dos mais conhecidos e também usados serviços para download de arquivos torrente, passou a ser identificado por diversos antivírus, incluindo o Windows Defender, do Windows 10.

O uTorrent, há quase dois meses, teve uma vulnerabilidade descoberta pelo pesquisador do Google, Tavis Ormandy, que descreveu várias falhas nas versões para Windows. Através delas os invasores podiam usar um desvio de DNS para o computador do usuário. A BitTorrent, empresa desenvolvedora do cliente, acabou enviando correções rapidamente aos usuários.

Até então, não está claro o que fez com que os antivírus conseguissem detectar o programa como uma ameaça. De acordo com o site Torrent Freak, muitos usuários relataram que o aplicativo de downloads foi identificado como "programa potencialmente indesejado". No entanto, muitos conseguiram usá-lo sem qualquer problema.

Veja também: 

uTorrent enfrenta novos problemas: antivírus identifica cliente como ameaça.
uTorrent enfrenta novos problemas: antivírus identifica cliente como ameaça.

Vale mencionar que a Microsoft não aprova totalmente o uTorrent. No site do Windows Defender Security Intelligence a empresa mantém a seguinte nota desde o dia 6 de fevereiro:

"Esse aplicativo deixou de rodar em sua rede porque tem uma reputação ruim. Esse programa também pode afetar a qualidade da sua experiência com o computador".

A BitTorrent diz que o problema atual possa estar centrado à sua recente atualização, que já foi suspensa, "quando um pequeno percentual de usuários começou a receber um bloqueio explícito".

Conforme a empresa, ela disponibiliza três arquivos executáveis do uTorrent em seu site, sendo que dois deles são usados por 95% dos usuários. Estes não foram bloqueados pelos programas antivírus, porém, "o terceiro, que foi para 5% dos usuários, foi bloqueado. Nós paramos de oferecê-lo e confirmamos que não houve mais qualquer bloqueio", disse ainda a equipe do BitTorrent.