A Microsoft disponibilizou o Windows 10 em forma de atualização gratuita para todos os usuários do sistema. Porém, a medida pode não ter agradado a todos, já que muitos utilizadores relataram que a empresa estava forçando a atualização.

A empresa foi acusada por vários usuários de estar forçando a atualização para o novo sistema, mesmo que alguns quisessem permanecer no Windows 7. Por conta disso, muitas pessoas começaram a reclamar da atitude em fóruns da web e até através de processos judiciais.

Microsoft é processada por atualização forçada no Windows 10.
Microsoft é processada por atualização forçada no Windows 10.

Em um novo caso envolvendo as atualizações forçadas para Windows 10, um homem do Novo México, nos Estados Unidos, entrou com um processo contra a Microsoft e o seu CEO, Satya Nadella, solicitando como indenização a quantia de US$ 600 milhões.

Frank Dickman, da cidade de Albuquerque, relatou que o seu notebook da ASUS foi atualizado com o Windows 10 sem que houvesse a sua permissão. Conforme ele, o computador se tornou "não funcional" e isso fez com que ele quisesse retornar ao Windows 7.

Porém, o backup do antigo sistema acabou sendo excluído no processo e isso dez com que perdesse a possibilidade de fazer o downgrade. Ao entrar em contato com a Microsoft, ele foi informado que a ASUS era a responsável pela prestação da assistência no seu notebook.

Dickman acabou se recusando de procurar a ASUS e agora ele quer que a Microsoft forneça o software original de seu notebook em um prazo de 30 dias.

"O único remédio sensato é que a Microsoft Corporation forneça a versão OEM do meu sistema operacional via download em seu site e confirmada pelo código-chave que acompanha o computador".

"A Microsoft tornou bastante fácil para os usuários que desejam voltar para o Windows 7. Isso pode ser acessado com uma simples pesquisa online. Sem mencionar o fato de que o próprio Windows 10 oferece uma opção de reversão se quiser reverter no prazo de 30 dias após a instalação", disse um porta-voz da Microsoft.

Ainda não temos a informação de quando o processo será julgado.