A Microsoft, como bem sabemos, parou de investir no Windows Phone como sistema operacional. No entanto, a companhia nunca admitiu o fato até então. Isso mesmo, até então! Neste último domingo a companhia acabou fazendo algumas revelações sobre o sistema mobile.

Joe Belfiore, vice-presidente corporativo responsável pela área de sistemas operacionais da Microsoft, acabou respondendo questões pelo Twitter no dia de ontem. Ao ser questionado sobre o Windows Mobile, ele confirmou que não há mais espaço para ele na empresa.

Fim do Windows Phone!
Fim do Windows Phone!

Ao ser confrontado se era hora de deixar a plataforma para trás, respondeu: "Depende de quem você é. Muitas companhias ainda entregam [aparelhos com o sistema] a seus funcionários e nós vamos oferecer suporte a eles!"

Outra pessoa então, perguntou se os consumidores ficarão sem suporte. "Como usuário final individual, troquei de plataforma pela diversidade de aplicativos", disse Belfiore.  "Vamos oferecer suporte a esses usuários também! Escolha o que for melhor para você."

"Claro que vamos continuar a suportar a plataforma… correções de bugs, atualizações de segurança etc. Mas desenvolver novos recursos não é o foco", disse ainda o executivo. "Tentamos FORTEMENTE incentivar desenvolvedores de aplicativos. Demos dinheiro, escrevemos apps para eles… mas o volume de usuários é muito pequeno para [convencer] a maioria das empresas a investir."

Vale mencionar que o último smartphone lançado pela Microsoft foi o Lumia 950, que chegou ao mercado em 2015. Após isso, a companhia deixou de oferecer suporte ao Windows Phone 8.1, versão do software que mais contava com instalações.