O presidente da Microsoft, Satya Nadella, está nos Estados Unidos lançando o seu primeiro livro: Hit Refresh, uma autobiografia que fala de sua origem na Índia e os seus três anos liderando a gigante de tecnologia.

O CEO, em uma entrevista à agência de notícias Bloomberg, comentou sobre a estratégia atual da Microsoft, o futuro da empresa, sua relação com o governo dos Estados Unidos e ainda a sua carreira na companhia. O Windows Phone também foi assunto da pauta.

Saudades do Windows Phone?
Saudades do Windows Phone?

O último smartphone lançado pela Microsoft foi o Lumia 950, que chegou ao mercado em 2015. Após isso, a empresa não ofereceu mais suporte ao Windows Phone 8.1, versão do software que mais continha instalações no ecossistema.

A Microsoft, no momento, desistiu do mercado de smartphones. Sobre o futuro, Satya Nadella disse: "Neste ponto, o que é preciso é que nós não nos tornemos obcecados por categorias que já são bem servidas. Pelo menos sob as regras atuais".

"Alan Kay disse que, se você leva a sério software, você faz seu próprio hardware", continuou Nadella, fazendo referência ao criador da linguagem de programação Smalltalk e pioneiro da programação orientada a objetos. "Em parte, concordo com isso. Nós sempre vamos investir em hardware para criar novas categorias."

"O que é considerado um telefone hoje será bem diferente no futuro", diz o executivo. "A Microsoft sempre estará no negócio de computação ponta-a-ponta, mas nosso objetivo é inventar categorias e reinventar categorias."

Nadella, porém, se recusa a dizer um sim ou não sobre a questão do lançamento de um novo smartphone. Porém, diz que a Microsoft está atenta no que poder ser o "celular do futuro".

E você, acredita que a Microsoft possa lançar um novo celular?