A Nvidia superou todas as expectativas dos analistas sobre ganhos e receitas em seu quarto trimestre fiscal. Embora às ações tenham caído mais de 3% nas negociações estendidas depois que a empresa disse que a receita de seu segmento de data center cairia sequencialmente no trimestre atual.

Como a Nvidia se saiu no trimestre encerrado em outubro:

  • Lucro: US$2,91 por ação, ajustado, contra US$2,57 por ação conforme esperado pelos analistas, de acordo com a Refinitiv.
  • Receita: US$4,73 bilhões, contra US$4,41 bilhões conforme esperado por analistas, de acordo com a Refinitiv.

Os analistas esperavam um grande trimestre para a NVidia, impulsionado pelas vendas de seus chips de unidade de processamento gráfico, que são cada vez mais importantes para desenvolvedores de jogos e inteligência artificial que precisam de poder de processamento.

A Nvidia disse que estabeleceu recordes de receita para a empresa, um aumento de 57% em relação ao mesmo período do ano passado e lucro trimestral. O grande trimestre da Nvidia foi impulsionado por seu segmento de computação e rede, que cresceu 146% em relação ao ano anterior, para US$1,94 bilhão.

Também foi impulsionado pelo segmento gráfico da empresa, que cresceu 25% em relação ao ano passado, para US$2,79 bilhões. Além de relatar a receita em termos desses dois segmentos, a Nvidia também divulga a receita a que mercado os produtos se destinam.

GeForce RTX 3080

Durante o trimestre, a Nvidia revelou sua nova linha de placas gráficas baseada em uma nova tecnologia que ela chama de Ampere, e o interesse foi grande. Um dos novos modelos, a GeForce RTX 3080, foi colocado à venda em setembro e esgotado imediatamente.

A receita no mercado de jogos aumentou 37% em relação ao ano passado, para US$2,27 bilhões, o que a empresa chamou de recorde e atribuiu às vendas de placas gráficas para fabricantes de computadores e consoles, e disse que as vendas de desktops se beneficiaram com o lançamento de suas novas placas gráficas RTX .

Na quarta-feira, a empresa disse que suas divisões de jogos e data center também foram impulsionadas durante a pandemia Covid-19, pois os clientes precisam de computadores para trabalhar e jogar em casa.

No último trimestre, o item de linha de data center da Nvidia ultrapassou a receita de jogos pela primeira vez. Neste trimestre, a Nvidia reportou US$1,9 bilhão em vendas no mercado de data center, atrás da divisão de jogos, embora tenha aumentado 162% em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionado pelas vendas de chips gráficos Ampere.

A Nvidia também disse na quarta-feira que sua compra da Mellanox, que foi fechada no início deste ano, contribuiu com 13% para a receita total da empresa e cerca de um terço da receita do data center. A empresa esperava que a receita de seu data center diminuísse no trimestre atual, parcialmente impulsionada por um cliente chinês que não comprou produtos de rede Mellanox.

ARM

Em setembro, a Nvidia disse que planejava comprar a ARM da SoftBank por US$40 bilhões, em um movimento visto como tendo implicações significativas para a indústria de semicondutores.

A ARM desenvolve tecnologia amplamente utilizada em toda a indústria para desenvolver chips de baixo consumo de energia para dispositivos móveis e fornece tecnologia para a maioria dos concorrentes da Nvidia. A Nvidia disse na quarta-feira que esperava fechar a aquisição da ARM no primeiro trimestre de 2022.

A Nvidia esperava ter US$4,8 bilhões em receita em seu quarto trimestre fiscal, em linha com as expectativas dos analistas por Refinitiv de US$4,42 bilhões.