No início desta semana, a Amazon disse que forneceria duas semanas de folga extra para funcionários de meio período que fossem diagnosticados com COVID-19 ou colocados em quarentena.

A empresa disse que continuará pagando todos os funcionários por hora, incluindo serviços de alimentação, zeladoria e segurança, que apoiam seus escritórios em todo o mundo.

Agora, a Amazon emitiu um comunicado solicitando que seus funcionários em todo o mundo, trabalhassem em casa, remotamente, desde que, suas posições dentro da empresa, permitissem isso.

"Continuamos a trabalhar em estreita colaboração com especialistas médicos públicos e privados para garantir que tomemos as precauções corretas à medida que a situação evolui", disse um porta-voz da Amazon em comunicado por e-mail. "Como resultado, agora estamos recomendando que todos os nossos funcionários em todo o mundo, capazes de trabalhar em casa, o façam até o final de março".

A Amazon emprega cerca de 798.000 funcionários. Enquanto alguns funcionários da Amazon poderão trabalhar em casa, a grande maioria de sua força de trabalho tem empregos que exigem que eles estejam no local. A empresa depende de dezenas de milhares de motoristas de entrega e funcionários que trabalham em mais de 100 centros de atendimento de pedidos.

A decisão da Amazon segue o pedido das autoridades globais de saúde de tomar medidas para retardar a disseminação do COVID-19, uma doença causada por um novo vírus que é membro da família dos coronavírus e "primo" próximo dos vírus SARS e MERS.

O COVID-19 fez com que governos e empresas cancelassem eventos de tecnologia, negócios e em muitos outros segmentos em todo o mundo, incluindo os torneios de basquete da NCAA March Madness, jogos profissionais de esportes na NBA e NHL, o Geneva International Motor Show, MWC em Barcelona e o festival SXSW em Austin, Texas. A Disneyland e a California Adventure fecharão até o final do mês.

Também levou as empresas a recomendar que seus funcionários trabalhassem em casa. O Google expandiu sua recomendação de trabalhar em casa para incluir todos os funcionários na América do Norte. Box, Lyft, Microsoft e Twitter também emitiram memorandos aos funcionários para recomendar ou exigir que os funcionários trabalhem em casa. Em alguns casos, as empresas se comprometeram a manter os salários, apesar das horas reduzidas.