Enquanto os rumores continuam a surgir em torno de um possível evento em março, além do lançamento do iPhone SE 2 (ou iPhone 9) e do iPad Pro, a Apple está lutando para recuperar sua capacidade total da produção.

De acordo com o Nikkei Asian Review, a produção do novo iPhone pode estar sendo antecipada e os modelos existentes podem continuar sofrendo escassez até pelo menos o mês de abril.

Uma das fontes disse que os fornecedores estão tentando obter o iPhone novo e mais barato no ciclo de produção em quatro semanas, acrescentando que mais atrasos no iPhone de baixo custo afetarão a estratégia da Apple durante o resto do ano.

"Os fornecedores estão fazendo o possível para produzir e enviar o iPhone dentro de quatro semanas. O atraso não pode ser muito longo; caso contrário, isso afetará a estratégia de vendas dos novos produtos da Apple no segundo semestre deste ano".

Outra fonte afirma que atualmente os fornecedores de iPhone operam com capacidade de apenas 30% a 50% devido a problemas trabalhistas e logísticos. Esses problemas estão resultando em uma escassez de suprimentos para o iPhone que provavelmente não será resolvida até abril.

"Em média, os fornecedores da cadeia de suprimentos do iPhone estão operando atualmente em torno de 30% a 50% da capacidade ... A oferta restrita de iPhones provavelmente se estenderá até abril. Ainda há muitos obstáculos, da falta de mão de obra ao transporte logístico. [...] A maior incerteza ainda permanece, já que ninguém pode ter certeza se o coronavírus está sob controle ".

A Apple planejava produzir até 80 milhões de novos iPhones, com 15 milhões destinados ao modelo de baixo custo, durante o primeiro semestre de 2020. Esses números de produção agora parecem estar longe de serem alcançados.

O impacto exato sobre o novo iPhone ainda é desconhecido. A data de lançamento pode ser adiada ou a Apple pode manter a data de lançamento com menos unidades disponíveis. Essas são as opções, a menos que os fornecedores descubram uma maneira de retornar a produção aos níveis normais dentro de um prazo menor