O mundo já passou por muitas epidemias. Mas poucos têm sido tão mediáticos quanto o que está devastando a China, o criado por um novo tipo de coronavírus.

Essa doença, semelhante à uma pneumonia grave, já deixou centenas de mortos e milhares de casos na China, cuja economia começa a sentir os efeitos.

O caso em si é sério, mas as datas não poderiam ser piores para o setor de tecnologia móveis, já que no final deste mês temos a MWC 2020 em Barcelona, um evento que pela primeira vez pode correr o risco de ser cancelado se outras empresas decidirem fazer o que a ZTE e a LG fizeram.

ZTE

ZTE
ZTE

A ZTE anunciou que não vai ao evento, a notícia veio através do site The Verge, dizendo que existem várias razões pelas quais a empresa decidiu não enviar representantes para a feira.

Especificamente, eles falam sobre a percepção dos cidadãos chineses de fora e que não querem aumentar esse sentimento ou fazer com que os outros expositores se sintam desconfortáveis.

LG

LG
LG

A LG foi a segunda empresa a se manifestar, declarando hoje em seu perfil oficial no Twitter que também não participará da MWC 2020. A nota foi também encaminhada a imprensa, veja:

"A LG Electronics está monitorando e monitorando de perto a situação atual relacionada ao surto de coronavírus que foi recentemente declarado uma emergência mundial pela Organização Mundial da Saúde, uma vez que o vírus continua a se espalhar para fora da China.

Colocando a segurança e a saúde de seus funcionários, parceiros e clientes, a LG decidiu cancelar sua exposição e participação no MWC 2020, a ser realizado ainda este mês em Barcelona.

Essa decisão elimina completamente o risco de expor os funcionários da LG ao vírus em viagens internacionais, uma atividade que se tornou muito mais restritiva na LG à medida que o vírus continua a se espalhar.

Em vez de participar do MWC 2020, a LG realizará em breve outros eventos para anunciar seus novos celulares para 2020. A LG Electronics agradece a seus usuários e ao público por sua compreensão durante esses tempos difíceis e desafiadores."

Como indicado no comunicado, a LG realizará outros eventos individuais para apresentar seus próximos smartphones, assim como planejou marcas como Samsung, Apple ou Huawei.

GSMA - MWC 2020

A GSMA responsável pela MWC 2020 não cancelará o evento, mas toma medidas a respeito. É claro que se essas duas empresas forem seguidas por outras empresas poderosas, como Xiaomi, Samsung ou Huawei, a celebração do MWC poderá estar em risco. No entanto, no momento, a GSMA, organizadora do evento, não optou pelo cancelamento.

A GSMA emitiu uma declaração na qual fornece uma série de diretrizes aos participantes para minimizar o risco de contágio.

Faltam mais de duas semanas para a celebração da mega feira de tecnologia móvel em Barcelona e, pela primeira vez em décadas, a comemoração pode passar por problemas.