Não é apenas o 5G da Huawei que está se expandindo mundialmente, a Nokia acabou de anunciar que assinou um contrato com uma operadora da Nova Zelândia chamada Spark, se tornando a fornecedora de sua tecnologia 5G. A Nokia então deverá ajudar a operadora a implementar uma estrutura tecnológica para poder fornecer a rede móvel de última geração no país, criando soluções RAN em AirScale em mais de 200 localidades.

A relação entre as empresas já é de longa data, e inclui os mais diversos serviços em IP, fibra e redes wireless. O desenvolvimento atual da Nokia com a Spark está restrito a 5 localidades que deverão estar prontas para o 5G até o final deste ano. Mas não apenas a Nova Zelândia está optando pelo 5G da Nokia, mas outros 50 contratos em todo o mundo foram assinados com a empresa até o momento envolvendo a implementação da nova geração de rede móvel.

O gerente geral da Spark, Rajesh Singh, disse estar contente em trabalhar com a Nokia para construir uma estrutura 5G no país. O presidente da Nokia Mobile Network, Tommi Uitto, adicionou ainda que "Nosso comprometimento é de ajudar a Nova Zelândia a se posicionar na frente tecnológica. A amplitude global, em expertise e agilidade da Nokia irão ajudar o país a atingir melhor crescimento na era do 5G".

Por mais que ainda enfrente forte competição com a Huawei nessa área, o embargo americano frente a empresa chinesa certamente está beneficiando a Nokia e outras fornecedoras tecnológicas ao redor do globo. No Brasil, mesmo com a atual proximidade entre os governos brasileiro e chinês, não foi fechado contrato algum com a Huawei até o momento, e a implementação do 5G no país se encontra um tanto dificultada.