Além de simplesmente ligar para os Serviços de Emergência, o seu smartphone pode oferecer mais ajuda do que você imagina. Aplicativos e serviços online podem lhe ajudar até mesmo em caso de emergência. Mas você pode tomar algumas medidas para preparar seu smartphone para socorrer você.

Embora seja uma coisa que ninguém quer pensar, quando acontece um problema grave, a melhor coisa é estar preparado para o imprevisto. Aqui listamos algumas dicas sobre como o seu smartphone pode salvar sua vida e, principalmente, como preparar ele para isso.

Mantenha seu smartphone ligado.

Como você poderia pedir socorro se seu smartphone estiver desligado? Isso pode não ser tão óbvio como muita gente pensa. Muitas vezes, as pessoas que ligam para os serviços de emergência desligam o telefone para economizar energia da bateria. Esta é possivelmente a pior coisa que você pode fazer, pois mesmo com a bateria fraca, você ainda terá várias horas em espera.

Desligar o telefone não apenas impede que os Serviços de Emergência entrem em contato com você, se necessário, mas também significa que o telefone não pode ser 'encontrado' se você precisar estar localizado.

Em muitos países, as trocas telefônicas do Serviço de Emergência usa um sistema de informações para chamadas de emergência, o que significa que todas as chamadas feitas em um celular fornecem automaticamente à operadora o seu número de telefone e seu provedor de serviços.

Com essas informações, o aparelho pode ser triangulado entre os mastros mais próximos, e o celular do qual você está chamando pode ser identificado.

No entanto, existem menos mastros em áreas rurais e remotas, o que significa que sua localização pode estar com uma margem de várias centenas de metros de precisão.

Historicamente, esse processo de localização de um chamado só pode ser solicitado pela polícia quando houver necessidade suficiente, como uma pessoa desaparecida.

Dicas para economizar a bateria

Se a bateria estiver fraca ou você souber que não é possível carregar a bateria por um tempo, há algumas coisas que você pode fazer para aumentar drasticamente a vida útil da bateria:

  • Diminua o brilho;
  • Desative a vibração;
  • Desligue o WiFi, Bluetooth e GPS;
  • Desative o roaming de dados;
  • Desative 3G e 4G;
  • Desative o Controle por voz.

Compartilhe sua localização com pessoas de confiança

Se você se perder, ficar inconsciente ou desaparecer, é essencial que os amigos e familiares o encontrem sem nenhuma interação de sua parte.A Applee oGoogleoferecem serviços que permitem que apenas aqueles em quem você confia completamente possam verificar seu paradeiro.

Para fornecer uma localização mais precisa a partir de telefones celulares, há aplicativos, como "Encontre Meu Dispositivo do Google" ou o "BuscariPhone", que permite que amigos ou familiares aprovados monitorem sua localização. Registre seu telefone e deixe o GPSligado.

Se você não deseja conceder acesso ao rastreamento constante de local, sempre pode conceder permissão temporária, mas lembre-se de que em algumas situações você pode não ter tempo ou capacidade de enviar solicitações temporárias.

Se você usa o Android, o Google Maps também possui um recurso de compartilhamento de local, que fornecerá sua localização atual e até incluirá o nível atual da bateria do seu telefone com contatos de sua escolha. Aplicativos de rastreamento de terceiros, como oGlympse, fazem o mesmo.

Configurar contatos de emergência e informações médicas

Todos os smartphones vêm com algum tipo de contato de emergência, ou recurso de identificação médica embutido. Os atendentes de emergência SAMU são treinados para olhar o telefone de uma pessoa a fim de obter informações de contato de emergência, além de quaisquer problemas médicos importantes que possam ter - mesmo que o telefone esteja bloqueado.

No iPhone, configure o recurso de Identificação Médica abrindo oaplicativo Saúdee clicando sobre a sua foto para abrir seu perfil. Lá, selecione a guia Ficha Médica, seguida, ativeMostrar Quando Bloqueado.

POST DO RAFFFFFAEL SAI PRALÁ | PI

Digite todas as suas informações, bem como quem deve ser contatado e toque emConcluído.Um botão de identificação médica será exibido na tela de bloqueio do seu iPhone, permitindo aos socorristas acessarem todas as suas informações.

No Android, o processo varia dependendo da marca do telefone que você está usando. Mas no geral, você deve salvar seus detalhes de emergência abrindo o aplicativo de configurações, visualizando as configurações do usuário e selecionandoInformações de Emergência.Digite suas informações médicas, bem como contatos de emergência.

Dicas para situações específicas

Com uma fonte de energia de backup, um meio para alguém encontrá-lo e uma maneira dos socorristas obterem a ajuda adequada, vamos ver algumas situações específicas.

Desastres naturais

Tornados, inundações, terremotos e furacões podem devastar edifícios e serviços essenciais em apenas alguns minutos.Os danos podem durar dias e semanas, derrubando redes elétricas e torres de celular no processo.

Seja um evento inesperado ou para o qual você teve tempo de se preparar, aqui estão algumas dicas para garantir a ajuda:

  • Envie mensagens de texto emvez de tentar fazer chamadas telefônicas.Entre os danos às torres de celular e as linhas de energia, e a tensão que será colocada na rede quando os socorristas se concentrarem em uma área, receber uma ligação telefônica será um sucesso ou um fracasso.As mensagens de texto, no entanto, exigem muito menos recursos de rede e têm uma chance maior de chegar ao destinatário.
  • Há um conjunto de aplicativos e serviços para desastres naturais, desde o monitoramento de furacões até a reunião com amigos e familiares, há um aplicativo para ajudá-lo com praticamente qualquer desastre natural.
  • A App Store e a Play Store têm uma ampla variedade de opções para aplicativos SOS que usarão o sinal de flash da câmera do seu telefone para enviar um SOS em Código Morse. Você pode usar esses aplicativos se os grupos de pesquisa estiverem próximos à noite e quiser chamar a atenção deles, como o Flashlight & More Utility gratuito para iPhone, e o Lanterna: LED Flashlight para Android.

No Samsung, você pode usar o recurso de Enviar mensagens de SOS, indo em Configurações > Recursos Avançados > Enviar Mensagem de SOS;

POST DO RAFFFFFAEL SAI PRALÁ | PI

Arrombamento ou atirador ativo

A primeira coisa que você precisa fazer depois de perceber que alguém invadiu sua casa ou que há um atirador por perto é ocultar e desligar todos os sons do telefone.

Os usuários do Android podem silenciar rapidamente o telefone no painel de configurações rápidas.

POST DO RAFFFFFAEL SAI PRALÁ | PI

Os usuários do iPhone podem usar o botão mudo, na lateral direita do aparelho.

POST DO RAFFFFFAEL SAI PRALÁ | PI

Além disso, acesse o aplicativo de configurações e desative todas as vibrações, incluindo vibração do teclado e do toque - a vibração pode ser audível, especialmente se o telefone atingir uma superfície.Feito isso, conte com mensagens de texto para alertar alguém de fora sobre o que está acontecendo.

Assistentes de voz também podem ajudar

Se você se machucar em casa, por exemplo. Se cortar, cair ou precisar de ajuda, respire fundo e lembre-se de que seu telefone provavelmente possui um assistente de voz embutido que pode ligar para a polícia para você.Os usuários do iPhone precisam dizer "Hey Siri, ligue para a polícia", enquanto os usuários do Android devem dizer "OK ​​Google, ligue para a polícia".

Verifique se o Hey Siri está ativado no seu iPhone em Configurações > Siri > ativar "E Aí Siri". Se você usa o Android, pressione e segure o botão home para abrir o Assistente do Google e dizer "Configurar correspondência de voz".

Se você estiver em casa e tiver um Amazon Echo por perto, o assistente Alexa também pedirá ajuda se você tiver um Echo Connect , o que permite que seu Echo faça chamadas telefônicas para você, incluindo a Polícia.

Obviamente, se você possui um Apple Watch Series 4 , ele possui um detector de queda integrado que pedirá ajuda quando detectar uma queda e você não responder - desde que esteja configurado.

Esperamos que você nunca precise usar nenhum dos conselhos acima, pelo menos em uma situação de emergência.Mas, se o fizer, tente manter a calma e lembre-se de que você tem um dispositivo muito poderoso no bolso, que pode ajudá-lo a sair de situações horríveis se usá-lo corretamente.