Durante a CES 2021, maior feira de tecnologia do mundo, a LG impressionou muita gente com os seus diversos lançamentos, o que inclui novas lavadoras de roupas, refrigeradores de última geração, artigos para ajudar a conter a pandemia do Covid-19, nova tecnologia de televisores e os olhos atentos focaram em um detalhe que não poderia passar despercebido: o LG Rollable.

Na parte final da apresentação da empresa, a imagem focou em um smartphone com tela deslizante, o que faz todo o sentido, já que a empresa recentemente registrou uma patente para utilizar essa tecnologia, e seu desenvolvimento estava bem otimista depois de vários modelos interessantes serem entregues, como é o caso do LG Wing.

No entanto, nesse momento, um clima de muita incerteza gira em torno da fabricante, considerando a possibilidade de que a LG possa encerrar as suas atividades no ramo de smartphones, o que automaticamente cancelaria as chances do celular com tela "rolável" ver a luz do dia.

LG Rollable exibido no final da apresentação da LG na CES 2021.
LG Rollable exibido no final da apresentação da LG na CES 2021.

LG pode dar adeus ao setor de smartphones

De acordo com informações do jornal Korea Herald, a LG não avançou mais seus planos de lançamento para o Rollable, e disse que a empresa está "aberta a todas as possibilidades". Uma dessas possibilidades é deixar o ramo de telefones móveis, e de acordo com a CEO da LG, essa possibilidade ganha ainda mais força já que um potencial comprador tem negociado com a empresa para assumir o negócio de smartphones da companhia.

O motivo para a empresa chegar a querer sair de cena no mercado de telefones móveis é que aparentemente não tem gerado lucros significativos para seus cofres. A LG afirma que enquanto todos os outros mercados em que a empresa atua teve o maior lucro de todos os tempos durante o último trimestre de férias, o setor de celulares da LG não acompanhou o ritmo e hoje está no vermelho.

A estimativa é que durante o ano inteiro de 2020, a companhia perdeu US$ 723 milhões. E se for levado em consideração os últimos cinco anos, esse valor pode chegar a até US$ 4,5 bilhões.

Hoje o market share da LG no Brasil, segundo o site StatCount é de apenas 6.49%, sendo a quinta colocada no ranking, perdendo para Samsung, Motorola, Apple e a chinesa Xiaomi.

Procurada pelo Oficina da Net, a LG do Brasil informa seu posicionamento oficial:

Os artigos sobre o fechamento da divisão de negócios de smartphones da LG é baseado em rumores antigos e infundados, e em especulações sem comprovações. São informações repassadas pela assessoria de imprensa.

Resta-nos aguardar os próximos capítulos da história da LG em smartphones. Fato é que há muitos anos vem tomando prejuízo atrás de prejuízo neste ramo de negócios, enquanto outros como televisores são premiadas na CES 2021 e tem lucro.