Se você está pensando em assinar uma plataforma de IPTV, antes de considerar os preços desses serviços, que tal dar uma chance para as alternativas 0800, isto é, totalmente gratuitas. Não é nada pirata ou ilegal, são serviços originais e de excelente qualidade, e que podem ser uma excelente opção para quem quer apenas ter uma fonte de entretenimento além da TV aberta que todo mundo conhece, mas sem pagar uma fortuna por isso.

O que é IPTV?

IPTV é a revolução da forma que consumimos os canais da TV fechada, aberta e muito mais.
IPTV é a revolução da forma que consumimos os canais da TV fechada, aberta e muito mais.

IPTV é a sigla para Internet Protocol Television (Protocolo de Televisão via Internet) e nada mais é que uma tecnologia que permite a transmissão de conteúdo originalmente feito para TV ser realizada através da internet, e não por meios mais tradicionais.

Atualmente existem muitas formas diferentes de IPTV, como os prestadores de TV online, os aplicativos de emissoras de TV, os canais de TV somente online, os websites que oferecem TV ao vivo grátis e os serviços de IPTV de terceiros, sejam pagos ou gratuitos. Se você quer saber se é crime usar esse tipo de serviço no Brasil, veja nosso artigo explicando melhor o que é IPTV.

Pluto TV

Pluto TV
Pluto TV

A Pluto TV é simplesmente a melhor plataforma de IPTV grátis do Brasil. Ela está disponível tanto em apps para Android e iOS, como também para smart TVs, videogames e até uma versão web para quem usa computador ou notebook. A plataforma transmite conteúdo ao vivo com foco em filmes, desenhos, animes e documentários. São mais de 130 canais atualmente, com novos canais entrando todo mês, e ainda diversos conteúdos on-demand, para você assistir a hora que quiser.

Seu objetivo não é transmitir a mesma programação da TV aberta ou TV por assinatura, mas graças a parcerias com grandes estúdios, a Pluto TV oferece canais que reprisam atrações populares no Brasil, como MasterChef, Cocoricó, A Culpa é do Cabral, além dos canais TV Cultura, Record News, RedeTV! , Jovem Pan e muito mais. A Pluto TV é 100% grátis: é só abrir e assistir.

Plex

Plex
Plex

A Plex é uma plataforma bem semelhante a Pluto TV, totalmente gratuita e que transmite conteúdos ao vivo de alguns canais conhecidos como Revry e IGN, além de possuir uma grande lista de conteúdos sob demanda. Dentre eles, seriados e filmes clássicos, desenhos que todo mundo conhece e muitos outros tipos de conteúdo, como shows completos de artistas e bandas famosas: Justin Bieber, Beyoncé, Miley Cyrus, Metallica e Red Hot Chilli Pepers são alguns exemplos.

Muitos dos canais disponíveis na Plex também fazem parte da grade da Pluto TV, como o Euronews, Nosey Escândalos, Stingray, Bloomberg e outros. Como um diferencial, ele tem canais exclusivos de novelas, outro de filmes de faroeste e diversos esquetes americanos. O grande defeito, porém, é que muitos dos seus conteúdos estão em inglês, espanhol e português de Portugal, mas tem alguns brasileiros também.

Samsung TV Plus

Samsung TV Plus
Samsung TV Plus

Para quem procura uma plataforma de IPTV para usar direto na sua smart TV, as TVs da Samsung já vem com o Samsung TV Plus, serviço gratuito que fornece uma lista de canais. Embora seja um televisor, não é necessário nenhuma antena e receptor, basta estar conectado à internet via cabo ou Wi-Fi. A lista atualmente conta com 50 canais e vez por outra a empresa adiciona mais.

Dentre os canais, o serviço oferece alguns conhecidos da TV aberta, como a TV Aparecida, Jovem Pan News e MasterChef Brasil. Também tem canais que estão disponíveis na Plex e Pluto TV, como o exclusivo da Turma da Mônica, MTV Biggest Pop, A Culpa é do Cabral, Runtime, Naruto, Fuel TV e muitos outros. Em alguns países, dá para acessar o Samsung TV Plus mesmo sem ter uma TV Samsung, mas isso não acontece no Brasil, infelizmente.

Bônus: LG Channels

LG Channels
LG Channels

Como uma opção bônus, o LG Channels é a versão da LG e está disponível apenas nas smart TVs fabricadas pela empresa. No Brasil, a plataforma oferece acesso gratuito a mais de 40 canais de TV ao vivo que podem ser acessados apenas com uma conexão com a internet. Dentre as principais atrações, existem os canais Tastemade, Billboard, Failarmy, The Pet Collective, Filmes Grátis, Turma da Mônica e muito mais. O ponto negativo, porém, é que mais da metade dos seus conteúdos estão em inglês.

Por que é bom saber se meu IPTV é legal?

Todas as opções que você viu neste artigo são gratuitas e legalizadas, mas nem sempre é isso o que você vai encontrar pela internet. Embora seja muito comum utilizar um serviço de IPTV pirata no Brasil, é importante ficar atento em relação há algumas condições. Por exemplo, o Artigo 7 da Lei de Direitos Autorais protege todo esse material audiovisual contra qualquer tipo de pirataria e, de acordo com o Artigo 184 do Código Penal Brasileiro, se apropriar de qualquer conteúdo protegido pode gerar algumas consequências para o infrator.

Dependendo da forma do uso, a lei prevê uma pena de dois a quatro anos em regime fechado e pagamento de multa. Não podemos deixar de observar que sim, isso é muito díficil acontecer. Embora previsto em lei, ainda ocorrem poucas prisões. De qualquer forma, é bom considerar essa possibilidade, afinal, quem aviso amigo é.