A Anatel tem tido muito sucesso no combate à pirataria de IPTV no Brasil. Durante o Congresso da SET Expo 2023, o conselheiro Moisés Moreira falou sobre as ações da agência para enfrentar esse problema. Ao todo, já foram realizadas 22 operações para bloquear o acesso a serviços ilegais de conteúdo e a equipamentos não autorizados. Como resultado, 743 endereços de IP foram bloqueados.

Anatel bloqueia 743 endereços de IPTV pirata no Brasil

Além dos 743 endereços de IP, a agência bloqueou também 54 sites usados para transmitir TV por assinatura de forma clandestina. Para conseguir esse feito, os agentes da Anatel contaram com a ajuda de empresas de internet e outras prestadoras de serviço.

Em algumas dessas operações, mais de meio milhão de usuários ilegais foram afetados, mostrando que as ações estão tendo impacto. O combate à pirataria é um trabalho contínuo e difícil, mas a Anatel acredita que está no caminho certo para diminuir essa prática ilegal.

Além disso, eles estão estudando os aparelhos de TV boxes usados por esses serviços ilegais. Testes mostraram que esses aparelhos representam riscos para as redes e a segurança dos usuários, podendo ser usados para roubar dados ou ataques cibernéticos. Para realizar essas análises de forma mais assertiva, a agência criou um laboratório que será usado com foco nos aparelhos de TV Box piratas.

A Anatel também tem trabalhado em parceria com a Ancine para combater a pirataria de TV por assinatura. Até agora, eles conseguiram retirar do mercado cerca de 1,4 milhão de TV boxes ilegais, o que corresponde a um valor estimado de R$ 400,8 milhões.