A Globo está lutando contra plataformas de IPTV piratas na justiça. A emissora entrou com quatro processos contra plataformas que vendem sinais de canais como GloboNews e Premiere, bem como o sinal de 24 horas do programa Big Brother Brasil. Até agora, a Globo venceu em duas dessas ações judiciais, incluindo a Flix TV HD, que vendia cerca de 1,5 mil canais por R$35 por mês.

Globo processa plataformas de IPTV pirata

As plataformas de IPTV vendem acesso a canais de TV paga 24 horas por dia, incluindo alguns canais da Globo, por um preço mais baixo do que o oferecido pelas operadoras de TV a cabo. Os clientes podem acessar esses canais através de aplicativos ou sites sem precisar de equipamentos adicionais.

Uma das plataformas envolvidas no processo é a Flix TV HD, que vendia cerca de 1,5 mil canais por R$35 por mês. Além dos canais, também estavam envolvidos os canais de pay-per-view do Premiere e do BBB, bem como canais do grupo, como SporTV e GloboNews.

O caso foi levado à 2ª Vara Regional de Competência Empresarial e de Conflitos Relacionados à Arbitragem do Tribunal de Justiça de São Paulo. A Globo alega que as plataformas estão usando seus sinais sem licença e por um preço abaixo do mercado. A emissora felizmente conseguiu uma liminar para proibir as vendas e derrubar os sites da Flix TV HD.

Nos outros três processos, a Globo venceu em um deles contra o site Control IPTV, que oferecia serviços similares à Flix TV HD.

Você usa IPTV pirata?

Estudos recentes realizados pela Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, concluíram que usar serviços clandestinos de IPTV podem comprometer os dados pessoais dos usuários. Para evitar isso, a agência anunciou ontem (9) que vai passar a bloquear o sinal das famosas "caixinhas de TV", isto é, as TV Box que permitem acesso à canaix de TV por assinatura de forma clandestina.