Uma das características dos dispositivos da Apple, apreciada por muitos e criticada por outros, é que o iOS é um sistema fechado. Isso significa que é a empresa de Cupertino que controla tudo o que pode ser instalado nele e, além disso, o faz com uma mão de ferro. No entanto, os sempre qualificados desenvolvedores independentes e hackers, no melhor sentido da palavra, volta e meia conseguem quebrar essas barreiras. E nesta luta eterna, ambos estão envolvidos e brigando desde o dia em que o primeiro iPhone da história foi lançado por Steve Jobs, lá em 2007. Mas afinal, vale a pena fazer Jailbreak?

Qual é o jailbreak?

O jailbreak é o termo genérico que foi colocado nos métodos que existem para quebrar as medidas de segurança impostas pela Apple em seu sistema operacional, o iOS, e para poder instalar, modificar e alterar qualquer coisa no sistema. Diferentes desenvolvedores e equipes dedicaram um número incontável de horas para analisar cuidadosamente o código de software da Apple, e descobrir por onde poderiam entrar.

Às vezes é mais facil, e outras vezes é necessário um bom e arduoso trabalho. Mas em síntese, geralmente é fácil de instalar aplicativos no iPhone "proibidos", fora os apps que estão na loja oficial da Apple, a App Store.

O jailbreak é pirataria?

Não, mas abra as portas. Vamos tentar deixar isso claro desde o começo. O simples fato de desbloquear o sistema não abre as portas para a instalação de software pirateado. De fato, seus criadores procuram o oposto. A prova é que, se após o jailbreak de um dispositivo, um aplicativo for baixado e uma tentativa for feita para instalá-lo, o iPhone ou o iPad não permitirá.

Agora, não vamos ser infantis e negar o fato. Fazer o jailbreak não permite instalar aplicativos piratas, mas abre a porta para quem quiser, por sua conta e risco.

Então, o que é jailbreak?

A essência de fazer o jailbreak no iPhone é poder modificar as coisas que a Apple não permite. Ou seja, serve para personalizar o sistema com diferentes fontes, animações, novas funções que não estão no iOS, entre outras coisas.

É verdade que ele já foi mais útil, principalmente no começo o iOS, quando o sistema era muito limitado e não era permitido fazer coisas simples, como mudar o papel de parede ou personalizar sons, por exemplo. Desde o iOS 7, a Apple vem abrindo pouco a pouco o seu sistema operacional, provavelmente para evitar que as pessoas desejem fazer jailbreack.

O jailbreak tem perigos?

Não, pelo menos não pela integridade do dispositivo e seus sistemas. No entanto, modificar o software da Apple pode levar à perda da garantia do dispositivo. É difícil para uma loja da Apple, e há casos em que isso aconteceu, mesmo fazendo uma restauração do dispositivo a partir do iTunes, é possível descobrir que o aparelho já sofreu um "jailbroken", e por isso você perderá a garantia ao dispositivo.

Como verificar o status da garantia da Apple

Para fazer jailbreak no iPhone, você precisa instalar um dos softwares para fazer o procedimento no seu dispositivo. Diferentes versões do iOS têm um software de jailbreak diferentes; Portanto, se você precisar fazer o jailbreak do iOS 11, precisará instalar um software específico.Como fazer o Jailbreak do iPhone?

Há uma abundância de softwares populares, como o Zjailbreak, Pangu, entre outros disponíveis no mercado, que você pode baixar para fazer o procedimento.

Se você é um iniciante, aconselhamos que leia nosso post de como fazer Jailbreak no iPhone sem dificuldades, um guia completo para saber fazer o processo. Se você é um iniciante, é aconselhável tomar cuidado ao tentar fazer o jailbreak.

Porque fazer jailbreak em um iPhone?

Como dissemos, ao fazer jailbreak, você poderá personalizar o seu iPhone de uma maneira que não é possível com as configurações padrão. Aqui está uma breve lista do que você pode alcançar fazendo jailbreak em seu dispositivo -

  • Ao fazer o jailbreak, você pode alterar a operadora do seu dispositivo comprado em planos de fidelidade no exterior, simplesmente mudando o chip.
  • Em um iPhone com jailbreak, você pode adicionar ícones extras na tela inicial. Muitos outros ajustes de interface relacionados a temas, ícones e status também são possíveis.
  • Você pode instalar aplicativos de sites de terceiros, e de outras lojas de aplicativos. O Cydia permite que você baixe emuladores de jogos retrô, aplicativos de rede e muito mais.
  • Você pode personalizar o toque e aplicar sua música favorita nele.

O Jailbreak é seguro?

O Jailbreak abre novas opções de personalização, mas ao mesmo tempo expõe o dispositivo a falhas de segurança. Como você pode instalar aplicativos de sites de terceiros, a segurança dos aplicativos está em perigo. Seu iPhone pode ser afetado por um malware por exemplo. 

Foi observado que os iPhones desbloqueados não recebem atualizações do sistema. A garantia do seu dispositivo expiraria caso você optasse por jailbreak. Além disso, o desempenho da bateria do seu telefone pode ser afetado.

De acordo com a Apple, o jailbreak pode levar a problemas diferentes como:

  • Falhas de segurança
  • Comportamento instável
  • Piora da vida útil da bateria
  • Voz e dados não confiáveis
  • Interrupção nos serviços
  • Problemas na instalação futura da atualização de software

Conclusão: Vale a pena fazer Jailbreak?

A decisão de jailbreak de um iPhone depende inteiramente da sua preferência. Se você está feliz com as opções padrão fornecidas pela Apple, então não há necessidade para isso. Mas se você quer usar coisas diferentes em seu dispositivo, como desbloquear alguns recursos que foram restringidos pelo sistema operacional para proteger o dispositivo, e põe sua conta em risco, então vá em frente. Além disso, tenha em mente as legalidades também.

Não incentivamos de maneira alguma você a fazer o jailbreak do seu iPhone. Executando o processo sem um pouco de conhecimento técnico, você corre o risco de acabar comprometendo seu aparelho. Portanto, se for fazer Jailbreak, faça um backup dos dados antes de iniciar a operação.

Se você ainda tiver dúvidas sobre o jailbreak, então comente aqui e tentaremos responder o que pode não ter sido dito neste artigo.