Recentemente várias notícias surgiram falando de problemas na bateria do iPhone, problemas esses que estavam afetando o desempenho do mesmo, agora mais ainda se confirmam as suspeitas, novos testes realizados pelo Geekbench podem dar mais fundamento a essas afirmações.

Os novos testes foram realizados por John Poole, fundador da Primate Labs, e são referentes a testes feitos no Geekbench 4, nos aparelhos 6s e 7. Os gráficos mostram comparativos de performance em diferentes versões do iOS, na versão 10.2 os testes apresentam resultados similares de performance, já na 10.2.1 a consistência é bastante reduzida. Em outras palavras, quando a versão do iOS foi atualizada o desempenho de uma parcela dos iPhones 6s começou a reduzir consideravelmente.

Testes realizados pelo Geekbench. Diferença de desempenho do iOS 10.2 e 10.2.1.

A versão 10.2.1 do iOS veio para resolver problemas de iPhones que estavam desligando-se inesperadamente, algo que deu origem até mesmo a um programa de substituição por parte da Apple. Esses problemas haviam sido causados por uma distribuição energética feita de forma incorreta por modelos de baterias mais antigas, como o aparelho ficava com baixos níveis de energia o desligamento acontecia como uma medida de segurança.

Existem especulações de que a Apple teria feito apenas ajustes no modelo de distribuição energética do iPhone 6s, porém a empresa nunca revelou nenhum detalhe referentes aos melhoramentos que foram feitos para reduzir o problema.

Testes no iOS 11.2 demonstram uma queda ainda maior no desempenho.

Recentes discussões no Reddit, especulam sobre o tópico e a conclusão que podemos tirar é que a maçã mexeu intencionamento no módulo de distribuição, afim de reduzir o problema. Junto as discussões, os novos testes feitos pelo Geekbench dão força a teoria.

Os testes feitos no iPhone 6s com o iOS 11.2 foram ainda mais baixos, principalmente se levarmos em conta que o sistema foi lançado 2 anos após o aparelho, neste período a bateria já teve um desgaste muito maior.

No iPhone 7 os testes realizados entre as versões do iOS 10.2, 10.2.1 e 11.1.2 não apresentaram nenhuma alteração, já no iOS 11.2 os números de degradação se mostram semelhantes ao do iPhone 6s entre as versões 10.2 e 10.2.1.

Por este motivo podemos entender que a Apple vem baixando intencionalmente a performance dos aparelhos mais antigos para favorecer o uso da bateria, para que não aconteçam mais erros relacionados ao desgaste da mesma, o problema disso tudo é que a fabricante não deixa isso claro para os usuários, nem mesmo dá esclarecimentos sobre isso.

Troca da bateria do iPhone 6s.

Vale lembrar também que baterias de lítio sofrem sempre alguma degradação ao longo dos anos. Logo o iPhone 6s já está no mercado desde Setembro de 2015, portanto muito usuários já consideram tempo suficiente para trocar a bateria do dispositivo, ou até mesmo trocar de aparelho.

Mas e você está sentindo o seu iPhone 6s mais lento? Conta pra gente. O meu não parece estar mais lento, apesar de que tenho notado que ele esta aquecendo muito durante o carregamento, algo que não era normal a algum tempo atrás.