A internet se tornou tão necessária na vida das pessoas, que nos dias atuais, é praticamente impossível viver sem ela. Ainda mais imprescindível é o Wi-Fi, que permite usarmos a internet em qualquer lugar da nossa casa, em bares, restaurantes, entre outros locais. Contudo, saiba que manter o Wi-Fi sempre ativado na rua pode ser perigoso. Mais abaixo você vai entender porque você deve desligar o Wi-Fi ao sair de casa.

Para especialista no assunto, sair de casa com o Wi-Fi ligado pode representar riscos à segurança do usuário. Isso porque, com o Wi-Fi ligado, você corre o risco de se conectar automaticamente a outras redes, algumas podendo até ser perigosas.Se conectar em redes públicas pode sempre ser um risco.

Imagem: Pixabay
Imagem: Pixabay

Entenda por que não sair de casa com o Wi-Fi ligado

Questão de segurança

Quando o Wi-Fi está habilitado enquanto você anda pela rua, o celular pode se conectar a redes não seguras e potenciais ataques cibernéticos podem ocorrer. Embora as redes públicas possam parecer uma alternativa viável, elas também representam um alvo fácil para hackers. Os criminosos podem criar facilmente pontos de acesso falsos que imitam redes legítimas, enganando os usuários para se conectarem. Isso abre a possibilidade de roubo de dados armazenados no dispositivo.

Privacidade

Quando o Wi-Fi está ativado, o celular pode divulgar informações identificáveis, como o endereço MAC, permitindo que criminosos virtuais rastreiem os movimentos dos usuários em lojas ou lugares públicos. Ao desabilitar essa opção, os usuários fortalecem sua privacidade e evitam o indesejado rastreamento de suas atividades.

Economiza bateria

Indiscutivelmente, a bateria é um dos recursos mais críticos dos dispositivos. Ao manter o Wi-Fi ligado, mesmo quando não está em uso, o celular consome mais bateria, uma vez que busca ativamente por sinais para tentar estabelecer uma conexão. Isso pode ser particularmente prejudicial em áreas urbanas com muitas redes disponíveis, especialmente aquelas públicas ou abertas.

Melhora o desempenho do dispositivo

Por último, desligar o Wi-Fi também contribui para aumentar o desempenho do smartphone. Com menos processos em execução em segundo plano, como a procura por uma rede disponível, o dispositivo opera de maneira mais eficiente e tem um desempenho muito superior.

Então, gostou das dicas?