Streamers estão se preparando para realizar o "Apagão da Twitch", com esta ação sendo uma forma de protesto contra o Twitch.Tv. Nas redes sociais, o apagão está sendo divulgado com o pedido de que todos os streamers não façam transmissões na próxima segunda-feira (23), por 24 horas.

O protesto será realizado para fazer com que os streamers demonstrem que não aceitarão exploração, além de exigir mais "transparência dos dados da Amazon".

Apagão da Twitch

A greve da Twitch também exige pagamentos justos aos streamers, após o "Sindicato dos Streamers" publicar um manifesto, na semana passada, pedindo isenção de imposto encaminhado para o governo americano e melhores condições de repasse.

"Uma década atrás, falar sobre criadores de conteúdo virtual, enquanto uma profissão em tempo integral, era admitir um valor abstrato. Hoje, é perfeitamente possível tratar dessa comunidade e, aqui, estamos falando sobre e para milhares de trabalhadores que se reinventam diuturnamente no seu labor. Por isso, nos reunimos enquanto categoria a fim de criticar a postura nebulosa que a plataforma tem adotado nos últimos tempos."

No manifesto, foram citadas outras plataformas que apresentam soluções para problemas encontrados na Twitch.

"Algo comum ao se receber um valor pago por uma plataforma estrangeira é o pagamento de alíquota ao governo do país-sede da plataforma, porém muitas plataformas relativamente novas no Brasil já possuem uma alternativa a essa alíquota. No caso da Twitch, o Streamer deve pagar 30% do valor do Sub ao governo Norte Americano diferente de plataformas como TikTok, Youtube, Facebook que possuem isenção desse imposto, a divisão da Twitch nesse sentido se torna praticamente 80%/20% em relação Empresa-Governo/Produtor de conteúdo. Porque a Twitch não consegue fazer essa isenção?"

Agora, o Apagão da Twitch tenta fazer com que os pedidos sejam aceitos. Os organizadores da manifestação pedem que streamers e viewers não realizem ou assistam transmissões durante o dia 23.