O Brasil tem avançado bastante no oferecimento de internet móvel rápida nos grandes centros urbanos, mas ainda enfrenta o desafio de levar 4G para as áreas rurais, é o que aponta o último estudo do OpenSignal, publicado na última terça (27). E qualquer um que transite entre uma área urbana e rural no Brasil, consegue notar uma diferença gritante.

O OpenSignal testou as conexões de 1.080.679 smartphones em todo o Brasil, entre os dias 1º de abril e 30 de junho deste ano. E os resultados não deram outra: O sinal de 4G nas zonas urbanas (75%) é quase duas vezes maior do que a disponibilidade nas zonas rurais (41%).

O que acontece é que na zona rural, a internet disponibilizada é o 3G, bem mais lento que o 4G das zonas urbanas. Ainda assim, é mais fácil usar o 3G na cidade grande do que no interior. O estudo apontou que as conexões 3G são bem sucedidas em 90% nos municípios urbanos, contra 74% nos rurais. No mapa abaixo você pode visualizar melhor essa situação:

Internet 3G 4G Brasil 2019

Mas como saber o que uma zona urbana ou uma zona rural? Bom, a OpenSignal usou as definições do IBGE para classificar áreas como "urbanas", "intermediárias" ou "rurais", e isso leva em conta a topografia, a localidade e a densidade populacional da região. A OpenSignal analisou a disponibilidade de 3G e 4G de cada uma das 4 maiores operadoras de telefonia do Brasil (Claro, Tim, Vivo e Oi).

Operadoras internet 4G brasil 2019

Quando se trata de conexão de alta velocidade 4G, é possível notar que as diferenças entre os serviços oferecidos pelas operadoras são ainda mais descripantes.

As operadoras Claro, Vivo e TIM mostraram bom desempenho nas áreas urbanas, com média de 92% de disponibilidade. Nas regiões rurais, a Vivo se saiu melhor, com 80%, contra 76% da Claro, 75% da TIM e apenas 38% da Oi.

4G rural e urbana - brasil 2019

Crescimento do 4G no Brasil

Apesar da decepção que você possa ter tido com este resultado, a Opensignal afirma que o Brasil está evoluindo no oferecimento de internet móvel de alta velocidade. Segundo a organização, responsável pelo estudo, "O Brasil tem tradicionalmente ficado atrás de seus pares na América Latina em termos de disponibilidade 4G, mas o país agora está começando a se recuperar". E não se decepcione, pois apenas Hong Kong, Japão, Holanda e Coreia do Sul conseguem atingir 90% de cobertura em todas as suas operadoras de telefonia.

Porque a internet da Oi é tão ruim?

A Opensignal informou que a Oi está atrás das outras operadoras pelo fato de ainda não ter acesso a faixa de conexão de 700 MHz. "Nas cidades brasileiras, estamos realmente começando a ver o impacto total do espectro de 700 MHz, que foi leiloado e está chegando on-line, devido à transição gradual do uso de TV analógica para a digital. Mas a operadora ainda pode garantir uma licença para a banda, já que o regulador deve realizar um segundo leilão no começo do ano que vem".

Fonte: OpenSignal