Se você tentou comprar uma placa de vídeo nos últimos três anos, com certeza se lembra dos preços altíssimos causados pela mineração de criptomoedas e pandemia. Acontece que algo assim pode vir a rolar novamente, mas dessa vez, a causa será a compra em massa de placas de vídeo para treinamento de inteligências artificiais.

Não há dúvidas de que o boom da inteligência artificial já está acontecendo, mas essas máquinas utilizam placas de vídeo especiais para cargas sintéticas - bem diferentes (e mais caras) que as RTX 3060 que utilizamos para jogar, por exemplo. Acontece que, os estoques das placas de vídeo profissionais estão esgotando, então os engenheiros de software precisam apelar para a segunda opção - placas de vídeo gamer. Uma péssima notícia para quem compra placas de vídeo para fazer o que elas originalmente foram fabricadas para fazer: jogar.

Desenvolvedores de IA estão comprando os estoques

O CEO da empresa Comma AI, George Hotz, postou um Tweet em tom casual, mas que pode sinalizar o começo de uma nova crise no mercado de hardware:

Trata-se de uma imagem com várias caixas, entre elas, ao menos duas Radeon RX 7900 XTX estão visíveis - placa de vídeo topo de linha da AMD. Holtz postou a seguinte legenda: "AMD (diferente da Qualcomm) é uma alegria de comprar chips. 7,38 PFLOPS de computação foram entregues hoje, com mais exaflops ainda por vir."

Seguindo o cálculo matemático feito pelo site Tom’s Hardware, podemos presumir que uma Radeon RX 7900 XTX oferece 122.8 TFLOPS de computação. Para atingirmos os 7.38 petaFLOPS indicados pelo CEO, significa que ele adquiriu 60 placas de vídeo. Considerando que os modelos dessa placa variam de preço entre aproximadamente 1000 dólares, George já gastou cerca de 60 mil dólares em placas de vídeo, com muito mais ainda por vir, segundo ele. Se fossem compradas no Brasil hoje, a compra custaria cerca de R$ 450.000. Entretanto, pode ser que a AMD tenha adicionado algum desconto de compra em massa, então os números podem não ser tão altos quanto estimamos.

Estoques de placas Workstation esgotado; placas gamers no alvo?

Esse Tweet do CEO da Comma AI revela duas informações muito importantes: a AMD está negociando e vendendo diretamente para desenvolvedores de software ao invés de intermediários como Amazon e Newegg (lojista mais popular de hardware nos EUA). Isso ilumina a situação de anos atrás, na crise das criptomoedas, onde nunca ficou claro se a AMD ou Nvidia estavam, de fato, vendendo em massa para os mineradores, mas agora parece que esse cenário era sim uma realidade.

A segunda informação importante revelada pelo Tweet é que, apesar da Nvidia ser uma empresa líder de desenvolvimento em inteligência artificial, é demonstrado que pelo menos uma empresa está disposta a investir nas placas de vídeo da AMD, e que outras podem vir a seguir os passos da Comma AI.

Curiosidade: George Hotz é bem conhecido no mundo do desenvolvimento de Inteligência Artificial, sendo chamado em três ocasiões diferentes para o popular podcast de Lex Friedman no YouTube. George começou ganhando notoriedade em 2011, quando foi o primeiro Hacker a desbloquear o Playstation 3.
George Hotz ganhou popularidade hackeando dispositivos como iPhones e o Playstation 3. A foto é de 2011, período em que Holtz enfrentou problemas legais com a Sony por desbloquear o Play 3. Fonte: RT
George Hotz ganhou popularidade hackeando dispositivos como iPhones e o Playstation 3. A foto é de 2011, período em que Holtz enfrentou problemas legais com a Sony. Fonte: RT

Enquanto eu digito essa matéria, ainda podemos ir nas principais lojas de e-commerce brasileiro e adquirir placas de vídeo por preços bem aceitáveis, mas esse cenário pode vir a mudar logo. Não quero ser alarmista, mas me perece que o Tweet de Holtz é a primeira rachadura na barragem. Talvez seja um ótimo momento para comprar a sua tão sonhada plaquinha de vídeo, antes que desenvolvedores de IA limpem os estoques.