Instagram muda sem nenhum aviso ou postagem explicativa no blog a contagem de curtidas na plataforma, contrariando o costume para tais mudanças significativas em um aplicativo. Os usuários do Instagram simplesmente se conectaram, foram verificar quantas pessoas apreciaram seu último post e não acharam a informação de número de curtidas.

Em vez de um texto revelando o número exato de curtidas que suas postagens obtiveram, os usuários foram apenas informados de que uma conta nomeada "gostou" deles foi apenas "outros". Essa mudança afetou todos os feeds dos usuários também, então eles também não conseguiram ver quantas curtidas as postagens de outras pessoas no Instagram obtiveram.

Instagram deixa de mostrar curtidas em vários países

No entanto, não havia razão para preocupações. De acordo com o Instagram, essa expansão de um "teste" que está em vigor para muitos usuários há meses foi totalmente não intencional, como evidenciado por sua reversão imediata algumas horas depois de ir ao ar.

"Estamos testando uma nova experiência para ocultar curtidas nas postagens do Feed", disse um porta-voz de uma empresa do Facebook.

"No início desta terça-feira, adicionamos acidentalmente mais pessoas ao teste, o que era um bug. Esse problema agora foi corrigido. As pessoas podem atualizar seu feed e seus gostos devem ser restaurados."

Embora o Instagram tenha deixado claro que essa era apenas uma mudança temporária, isso não impediu que as fortes reações dos usuários do Instagram surgissem, tanto positivas quanto negativas.

Alguns aplaudiram a mudança como benéfica para a saúde mental dos usuários, mas outros já perderam a validação que receberam de curtidas. Os usuários também expressaram preocupação com o fato de que essa mudança poderia afetar a capacidade dos influenciadores do Instagram de gerar receita.

Atualmente não está claro exatamente quem foi afetado pelo lançamento acidental de terça-feira. No entanto, países como Canadá, Austrália, Irlanda, Brasil, Itália, Japão e Nova Zelândia já vinham lidando com a perda de curtidas desde que o Instagram começou a testar o recurso em 2019. Um pequeno teste também foi testado nos Estados Unidos no final daquele ano.

"Queremos que seus amigos se concentrem nas fotos e vídeos que você compartilha, não em quantas curtidas eles conseguem", Instagram tweetou no momento do lançamento inicial.

"Você ainda pode ver suas curtidas tocando na lista de pessoas que gostaram, mas seus amigos não poderão ver quantas curtidas sua postagem recebeu."

Embora a julgar pelas reações de algumas pessoas, os benefícios de seu conteúdo ser muito curtido parecem significativamente diminuídos se todos os outros não souberem que ele também é apreciado.