Será que nos sentiríamos menos invejosos, vergonhosos e competitivos se o Instagram não nos informasse quantos likes uma postagem recebeu? Essa é a ideia por trás do Instagram escondê-los. A empresa está fazendo um experimento que esconde as contagens de likes dos espectadores de um post no Canadá. O criador de uma postagem ainda pode ver quantos likes foram dados, mas a contagem será ocultada para os espectadores.

Mesmo que o total de likes ainda tenha impacto sobre como o algoritmo classifica um post no feed, se implementada a nova funcionalidade, mudaria a questão da expressão no Instagram ocorrendo de forma mais sincera, verdadeira, em vez de ser um concurso de popularidade. Não vendo amigos ou influenciadores recebendo mais Likes que o usuário, as pessoas podem se tornar mais dispostas a postar o que realmente representa elas, a sua verdadeira identidade, pois elas não estão lutando pela maior contagem de usuários.

Por que testar no Canadá? "Os canadenses são altamente experientes em tecnologia e redes sociais, com mais de 24 milhões de pessoas conectando toda a nossa família de apps a cada mês. Queríamos testar isso com um público digitalmente experiente que tem uma comunidade próspera no Instagram", disse um porta-voz da empresa.

Curtidas não serão mais vistas
Curtidas não serão mais vistas

No palco do evento F8 (evento do Facebook), Adam Mosseri anunciou que o Instagram não quer apenas parar o bullying, mas liderar a batalha da Internet contra o ato. Para tentar alcançar isso, ele anunciou vários novos testes de recursos ao Instagram, para fazer com que o aplicativo se torne menos tóxico e odioso.

Um novo recurso é o de "cutucada" que avisará os usuários se eles estiverem prestes a comentar algo ofensivo.

Outro recurso é o "Away Mode" incentivará os usuários a fazer uma pausa no Instagram em momentos intensos da vida, que precisam focar ao máximo em outras atividades que são importantes para o futuro pessoal. As pessoas não precisam excluir a conta, mas podem se afastar de notificações constantes e preocupações relacionadas a rede social.

O Instagram estuda também inserir o recurso "Gerenciar Interações", que permitirá que os usuários definam limites sobre como certas pessoas interagem com elas sem precisar bloqueá-las completamente. Talvez você não queira que alguém possa comentar em suas postagens, mas ainda gosta da pessoa. Ou você acha legal as pessoas ver as suas fotos e comentar, mas não quer receber DMs (mensagem direta) deles.

Fonte: TechCrunch