Alguns usuários do Instagram receberam notificações alertando que sua senha pode ter sido exposta após um bug de segurança, disse o The Information. De acordo com um porta-voz da empresa, a questão foi "descoberta internamente e afetou um número muito pequeno de pessoas".

O bug em questão estava ligado a um recurso que a empresa lançou em abril, que permite aos usuários fazer o download de todos os seus dados, que foram implantados após os legisladores europeus lançarem o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR). O Instagram explica que, alguns usuários que usaram tal recurso tinham as suas senhas incluídas em URL em seu navegador da Web e que as senhas eram armazenadas nos servidores do Facebook, que controla o Instagram.

Instagram deixa senhas de usuários expostas em ferramenta de download de dados.

O Instagram disse que consertou o recurso para que as senhas não sejam expostas, e ainda orientou aos usuários que trocassem as suas senhas. Um porta-voz do Instagram, em uma declaração para o The Verge, diz que "se alguém submetesse suas informações de login para usar a ferramenta 'Download Your Data' do Instagram, eles poderiam ver as informações de senha no URL da página. Esta informação não foi exposta a ninguém, e nós fizemos mudanças, então isso não acontece mais. " 

Vale relembrar que o Facebook tem enfrentado vários problemas em relação a privacidade dos seus usuários nos últimos tempos, o que gerou, inclusive, o vazamento de milhares de dados.