O Android Go foi lançado ao mercado como uma aposta do Google para melhorar a experiência dos usuários que possuem smartphones básicos, ou seja, que não são tão potentes. Por essa razão, o sistema já recebeu vários aplicativos Lite que são mais leves e oferecem uma navegação mais fluída.

O último a integrar o time foi o Instagram, que resolveu lançar uma versão Lite do seu aplicativo, sendo mais básico e também mais leve. O aplicativo, que tem como foco os países em desenvolvimento, pesa aproximadamente 573 KB e pode ser considerado um web aplicativo (PWA).

O Instagram Lite conta com vários recursos que já estão presentes na versão tradicional do aplicativo para Android. Sendo assim, ainda é possível utilizar todos os filtros, bem como postar fotos, ver e postar Stories e ainda usar o guia Explorar.

De acordo com a equipe do Instagram, em breve  a versão lite irá receber suporte a mensagens diretas entre os usuários. A ideia é testar inicialmente a aceitação do público em países como Índia e Brasil.

Instagram Lite é lançado em países emergentes.
Instagram Lite é lançado em países emergentes.

O download do aplicativo ainda não foi liberado na Play Store, sendo assim, devemos aguardar a confirmação oficial para todos os usuários.

De qualquer forma, a novidade é bastante interessante, e podemos ver que cada vez mais os aplicativos estão investindo em uma versão mais leve, justamente para que nenhum usuário fique de fora.

Popularidade do Instagram

O Instagram é um aplicativo que vem sendo bastante explorado pelos usuários e cada vez mais popular no mundo. De acordo com uma pesquisa recente realizada pela empresa de medição online Similar Web, os usuários do Instagram, neste mês, passaram quase tanto tempo no aplicativo para Android quanto os usuários do Facebook em seu aplicativo. Isso demonstra que a adesão está sendo cada vez maior e a tendência, segundo especialistas, é aumentar ainda mais.