A linha Huawei Mate 40 estreou em outubro de 2020, porém, sem muitos recursos e serviços do Google por conta da proibição imposta pelo governo dos Estados Unidos. Como um dos últimos lançamentos da gigante chinesa, os aparelhos desta série vieram equipados com o sistema Android padrão sob a interface de usuário EMUI integrada. Todavia, com a chegada do seu próprio sistema operacional, a empresa parece começar a testá-lo em modelos já existentes.

Apesar de não deixar claro que estamos falando do Mate 40 Pro, um dispositivo muito semelhante ao modelo em questão foi visto no banco de dados do TENAA, um órgão regulador da China bem semelhante a Anatel que temos no Brasil. É possível perceber que o layout das funções, especificações e todo o design em si faz ligação ao flagship lançado no ano passado.

Suposto Huawei Mate 40 Pro recebendo certificação com HarmonyOS 2.0. (Imagem: Reprodução / TENAA)

Porém o código de referência aqui é diferente, carregando a alcunha de NOH-AL00. Dentre os principais destaques, temos a presença do tão aguardado HarmonyOS 2.0.

Será um Mate 40 Pro 5G?

Outro fator muito curioso é que em nenhum momento identificamos a presença do suporte a 5G, o que dá ainda mais forças de que estamos falando do já existente Mate 40 Pro que suporta apenas 4G mesmo. Além disso, embora o nome do processador não esteja discriminado no certificado do órgão chinês, podemos perceber que a CPU possui frequência de até 3.1 GHz, curiosamente a mesma do chip Kirin 9000 do Mate 40 Pro.

Ao que tudo indica, a empresa não anunciará uma nova edição do smartphone com suporte ao 5G, por exemplo, para anunciar a chegada do seu novo sistema operacional. Na realidade, isso deve ser concretizado com um novo lote de Mate 40 Pro 4G com o HarmonyOS 2.0 integrado como principal diferencial.

Via