Devido as sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos, a Huawei não pode comprar tecnologia de empresas americanas, incluindo os processadores da Qualcomm. Essas mesmas restrições também impedem que aparelhos mais recentes da marca, como P40 e P40 Pro, cheguem ao mercado com Play Store e outros serviços do Google.

Apesar desses problemas, a gigante chinesa conseguiu utilizar o Android sem nenhuma limitação. Isso porque uma licença temporária emitida pela Comissão de Comércio dos Estados Unidos estava em vigor garantindo o uso completo do sistema operacional móvel do Google.

No entanto, esse "bom" cenário pode mudar em breve, dado que a licença expirou na última quinta-feira (13). Para piorar, informações apontam que o governo americano não pretende renová-la.

O término da licença gera grandes consequências para a Huawei. Afinal, os smartphones mais recentes da marca devem perder o acesso as atualizações de segurança e outras correções do Google. Além disso, esses aparelhos não terão a certificação "SafetyNet", que permite acessar aplicativos de bancos e realizar pagamentos digitais.

Aparentemente, a licença temporária emitida pelos Estados Unidos não teve como objetivo beneficiar a Huawei, mas sim as operadoras de telecomunicações do país, dando tempo para substituir os equipamentos da chinesa por outras opções.

Segundo informações divulgadas pelo Washington Post, apenas smartphones lançados após maio de 2019 serão afetados pela falta de atualizações. De qualquer forma, vale lembrar que nada disso foi confirmado pela Huawei ou pela administração Trump, então vamos aguardar para sabermos se a licença será (ou não) renovada.