Foi essa semana que noticiamos aqui no Oficina da Net a abertura de três novos pontos físicos de venda de produtos da Huawei no Brasil, pois agora a fabricante em conjunto com o governo de São Paulo anuncia abertura de fábrica no Brasil, estima-se cerca de 1000 empregos sejam gerados e o investimento será de 800 milhões de dólares. 

Conforme noticiado pela Folha de São Paulo, o governador João Dória, em visita oficial à China, anunciou que a Huawei vai abrir uma fábrica multinacional no estado de São Paulo. Esse será a terceira instalação fabril da segunda maior fabricante de smartphones do mundo. E é justamente no setor de smartphones que essa nova instalação será designada. A ideia da Huawei é usar essa fabrica para abastecer o mercado nacional e também a América do Sul. 

Serão investidos 800 milhões de dólares até o fim de 2022. Estima-se a geração de 1000 empregos diretos. 

Huawei anuncia fábrica de smartphones no Brasil

O governo ainda não informou a cidade que deve receber as instalações e ainda estão em fase de negociações em benefícios fiscais para a empresa, porém Dória afirmou que já há contrapartida por parte da Huawei em investir no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), além do fornecimento de equipamentos e computadores para as redes estadual e municipal de escolas públicas. 

Para quem esperava uma queda pelos banimentos sofridos pela empresa nos Estados Unidos, vai ver que ela está trabalhando para caminhar com os próprios pés e não depender mais de software nem hardware produzido por empresas americanas. É um passo importante, principalmente para o mercado brasileiro, que deve receber produtos mais baratos da marca livres de impostos de importação. 

Posicionamento oficial da Huawei Brasil: 

"A Huawei está no País há 21 anos, sempre presente na transformação digital do Brasil, do 2G até o 4.5G. E agora, na era do 5G, não será diferente. A empresa está animada com as oportunidades no cenário brasileiro e, conforme o desenvolvimento da operação de smartphones no mercado local, considera instalar uma fábrica em São Paulo no futuro. Mais detalhes serão divulgados em momento oportuno"

Atualização 10/08 12:21h:

Novo posicionamento oficial da Huawei Brasil: (10/08)

NOTA À IMPRENSA

Huawei confirma 800 milhões de dólares de aporte financeiro para São Paulo . O aporte será feito a partir de 2020 até 2022 em São Paulo.