Todos pensavam que finalmente o governo EUA deu trégua para a Huawei, porém ontem o presidente do país fez um esclarecimento sobre a maneira como irão permitir as negociações entre a chinesa e as empresas norte americanas. Trump disse que o governo pretende somente aliviar as restrições e que a Huawei continuaria na "lista negra de entidades" do departamento de comércio.

Wilbur Ross, secretário de Comércio dos EUA, em discurso no New York Times, durante seu discurso, esclareceu que:

As licenças serão emitidas onde não são detectadas possíveis ameaças à segurança nacional dos EUA

Lurry Kudlow, diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, em outro evento, opinou dizendo:

abriram as portas - relaxaram um pouco os requisitos de licenciamento do Departamento de Comércio

Presidente Donald Trump
Presidente Donald Trump

Segundo Larry, o governo dos EUA não realizará a compra de peças da Huawei, somente componentes críticos seguros que serão permitidos. Larry ainda complementou dizendo que a real intenção era apenas relaxar os requisitos "por um período limitado", podendo futuramente colocar novamente restrições se as negociações não forem bem.

Entretanto, mesmo com todas estas falas acima, o real motivo da proibição da Huawei, ao que parece, é a disputa comercial atual entre a China e os EUA. Durante um evento que ocorreu no mês passado onde houve o encontro entre Xi Jiping, presidente chinês, Trump, presidente dos EUA, disse que os dois países voltariam a negociar e que a aplicação de tarifas adicionais foi pausada.

Agora resta a dúvida sobre o que seria os tais componentes ou tecnologia que representaria risco de segurança nacional para o "Departamento de Comercio dos EUA". Isto abre margem para novos embates entre a Huawei e os EUA, mas esperamos que isso não ocorra.

O que você acha sobre estas declarações do governo norte americano? Comente abaixo!