O mercado de smartphones cresce a cada dia, com aparelhos cada vez mais potentes e com uma acirrada concorrência entre as fabricantes. Recentemente foi revelado que as empresa dominantes do setor são: Samsung, Apple, Huawei e Xiaomi.

A disputa entre as companhias para atrair ainda mais consumidores é alta, tanto que o executivo-chefe da Huawei, Richard Yu, acredita que a tendência seja só piorar com o passar dos anos. Yu, em uma entrevista concedida durante a WWC 2018, mencionou que o mercado irá obrigar algumas fabricantes a abandonarem os smartphones.

A tendência fará com que o mercado se concentre apenas nas mãos de poucas fabricantes, apenas algumas menores irão sobreviver graças ao mercado de nicho.

Executivo da Huawei acredita que poucas fabricantes de smartphones irão prosperar.
Executivo da Huawei acredita que poucas fabricantes de smartphones irão prosperar.

"Apenas três a quatro fabricantes podem sobreviver e permanecer relevante na indústria a longo prazo, em parte devido à falta de recursos", disse o executivo.

Yu explicou que muitas empresas trabalham com baixas margens de lucro e isso faz com elas não tenham um bom desempenho no mercado.

O executivo ainda disse que uma fabricante começa a ser realmente rentável e economicamente sustentável quando a sua cota de mercado atinge os 15% da escala global. Com isso, é possível que comesse a sobrar verbas para investir em outros recursos.

Em relação a própria empresa, Yu espera que a Huawei tenha um crescimento ainda mais acelerado neste ano.

Vamos ver o que o futuro do mundo dos smartphones nos reserva.