A pouco tempo atrás fora noticiado aqui mesmo no Oficina da Net que a HP estava sendo acusada de instalar spywares nos computadores. Durante o ocorrido até segunda informação a HP não havia se manifestado segundo as acusações.

E desta vez a "gafe" voltou a acontecer, porém de uma forma diferente, Keyloggers foram encontrados nas máquinas da HP. Se você não sabe o que são keyloggers, eles não passam de ferramentas que monitoram todo e qualquer comando preenchido pelo seu teclado, essa ferramenta então armazena as teclas pressionadas e envia para servidores, proporcionando a oportunidade do hacker escobrir senhas e sites que o usuário acessa, ou até mesmo o que ele escreve no computador.

.

 

Quem descobriu o problema foi Michael Myng, pesquisador de segurança, que ao inspecionar como funcionava o controle do teclado retroiluminado feito pelo software da Synaptics Toychpad, descobriu a infecção. Myng comentou que felizmente o keylogger estava desabilitado, o que indica que ninguém até então havia monitorado o que o pesquisador digitava. Contudo qualquer hacker que possuísse acesso ao notebook ou PC poderia ativar a função.

Desta vez a HP não demorou muito tempo para se manifestar, lançando em pouco tempo um patch de segurança que remove o keylogger. Os notebooks que foram afetados por esta ferramenta de espionagem foram os das linhas: EliteBook, ProBook, Compaq, Pavilion e Envy. A lista completa pode ser conferida neste link.

Na data de hoje 12 de dezembro de 2017, a empresa GlobalK, que é responsavel pela Compaq no Brasil, nos enviou a seguinte nota de esclarecimento:  "De acordo com notícia publicada ontem (11/12/2017) na imprensa sobre o keylogger (software que capta tudo o que se digita no teclado e envia as informações para um servidor) encontrado em 460 notebooks da empresa HP, incluindo modelos da linha Compaq, a GlobalK - companhia que representa de forma exclusiva a marca Compaq no Brasil desde 2014 - esclarece que nenhum notebook Compaq fabricado no Brasil possui a ferramenta keylogger instalada de fábrica".

Apesar de alguns notebooks da marca estarem na lista da HP que fornece o patch de correção, a GlobalK afirma que não são notebooks de fabricação brasileira.