Na quarta-feira (13) a HP lançou seu novo computador de mesa desenvolvido especialmente para profissionais de design e vídeo. A máquina traz a promessa de ser "a estação de trabalho mais poderosa do planeta". A máquina é ótima para trabalhar com análises em 3D, simulações e edições de vídeos com resolução 8K em tempo real.

Novo PC conta com hardware top de linha
Novo PC conta com hardware top de linha

O produto da HP se chama Z8 G4, cujo hardware conta com dois processadores simultâneos, 48 TB de armazenamento interno e incríveis 3 TB de memória RAM. O Z8 G4 permite a adição de mais dois processadores Xeon Platinum 8180M que somam conjuntamente 56 núcleos, além de três GPU NVIDIA Quadro P6000 de 24 GB de memória GDDR5X e 3840 CUDA Cores. Este conjunto possibilita executar tarefas complexas e pesadas, como as de realidade virtual, por exemplo.

A HP instalou na máquina uma fonte de alimentação de 1.700 Watts, além de 10 portas USB 3.1 do tipo C, Thunderbolt 3 (opcional), 9 entradas PCIe e dois slots M.2 de alta velocidade. Segundo a fabricante, o equipamento conta com a primeira BIOS auto curável e detecção de intrusão.

Máquina estará disponível em outubro
Máquina estará disponível em outubro

Também foram anunciados dois computadores com configurações inferiores, o Z6 G4 e o Z4 G4. Já o Z8 G4, sem os processadores, memórias RAM e as três placas de vídeo, chegará no mercado internacional em outubro custando US$ 2.439, ou seja, R$ 7.655. Para adquirir o conjunto completo será necessário adquirir as peças separadamente. Não se tem informações sobre a disponibilidade dos novos produtos da HP em solo brasileiro.