O Galaxy Buds2 Pro é o fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS mais recente lançado pela Samsung e é o topo de linha da marca. Apesar de ele não ser o Galaxy Buds mais barato oferecido atualmente pela fabricante sul coreana de celulares, o seu custo-benefício é superior ao do Galaxy Buds 2, que é hoje o TWS de entrada vendido pela companhia. Há muitas análises do Galaxy Buds2 Pro dizendo que ele seria o melhor TWS do mercado, mas será que este in-ear True Wireless é tudo isso mesmo ou é apenas um bom custo-benefício?

Review do Samsung Galaxy Buds 2 Pro

Análise (Review) do fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Samsung Galaxy Buds2 Pro. Fonte: Vitor Valeri
Análise (Review) do fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Samsung Galaxy Buds2 Pro. Fonte: Vitor Valeri

Por tudo o que se ouve falar sobre o Galaxy Buds2 Pro da Samsung, eu criei uma grande expectativa sobre este fone de ouvido Bluetooth TWS da marca. Após ter a oportunidade de experimentá-lo por algumas semanas, cheguei à conclusão de que ele de fato é um bom custo-benefício, mas não é exatamente o melhor True Wireless do mercado, como dizem por aí. Veja a seguir os motivos que me levaram a ter essa opinião.

O Galaxy Buds2 Pro é confortável e compacto no ouvido? Análise da qualidade de construção

Uma das maiores preocupações que temos ao escolher um fone de ouvido TWS é se ele irá ser confortável e compacto no ouvido, pois o objetivo é utilizá-lo enquanto se está em movimento na rua, em reuniões e durante os treinos na academia, por exemplo. Outro ponto forte para determinados usuários é se o in-ear True Wireless não cai do ouvido, mesmo com suor, pois tem sido um grande problema na experiência de muitas pessoas. O Galaxy Buds2 Pro atende em partes estes quesitos.

Em termos de conforto, o Galaxy Buds2 Pro foi um dos fones in-ear TWS mais confortáveis que pude usar. Não senti incomodo algum ao utilizá-lo, mesmo após várias horas ouvindo música enquanto trabalho. Além disso, notei que este True Wireless da Samsung é bem compacto, ficando bem discreto nos ouvidos, dependendo da cor escolhida, além de apresentar um corpo totalmente arredondado, liso e sem desenhos na parte que fica exposta, sendo uma solução "clean" ("limpa") para aqueles que gostam de algo que combine facilmente com qualquer roupa ou situação, sem chamar a atenção de ninguém.

Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Samsung Galaxy Buds2 Pro. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Samsung Galaxy Buds2 Pro. Fonte: Vitor Valeri

Caso você queira utilizar o Galaxy Buds2 para a prática de exercícios como corrida na rua ou musculação, não recomendo utilizar as ear tips (ponteiras, borrachinhas) que vem na caixa, pois o encaixe não fica tão seguro, firme nos ouvidos. Recomendo comprar as ear tips "Azla SednaEarfit Crystal for Galaxy Buds2 Pro" e "Spinfit CP1025 & CPA2 for Samsung Galaxy Buds Pro", que também servem para o TWS Jabra 85T, de acordo com a fabricante Spinfit. É importante lembrar que o fone de ouvido possui certificação IPX7, certificando que ele é a prova de suor e água, podendo ser mergulhado na água até 1 metro de profundidade por 30 minutos, ou seja, você pode utilizar o TWS da Samsung em exercícios sem a preocupação de danificá-lo com o suor.

Encaixe e conforto do Samsung Galaxy Buds2 Pro. Fonte: Vitor Valeri
Encaixe e conforto do Samsung Galaxy Buds2 Pro. Fonte: Vitor Valeri

A conexão Bluetooth dos Galaxy Buds2 Pro é estável ou falha? Quais codecs ele suporta?

Mesmo com Bluetooth 5.3, os Galaxy Buds2 Pro apresentaram falhas na transmissão do áudio quando me afastei cerca de 5 metros com duas paredes de barreira. Entretanto, o celular utilizado foi um OnePlus 5T, que não possui suporte ao codec Bluetooth proprietário "Samsung Seamless", concorrente direto do LDAC da Sony, que é suportado pela maioria dos smartphones Android. Se você não tem um celular da fabricante sul coreana, poderá utilizar somente os codecs de áudio Bluetooth AAC e SBC, que são bem rudimentares.

O cancelamento de ruido ativo (ANC) dos Galaxy Buds2 Pro é bom?

A qualidade do cancelamento de ruido ativo (ANC) dos Galaxy Buds2 Pro foi a melhor de todos os fones de ouvido TWS que já experimentei. Achei superior ao ANC dos Apple AirPods Pro (1ª geração) e do Sennheiser Momentum True Wireless 3. Entretanto, você ainda irá ouvir barulhos que são repentinos, como fala de pessoas, objetos batendo, entre outros sons que não são constantes.

O motivo pelo qual não há o completo cancelamento dos sons em fones com ANC é devido ao fato de que é impossível prever antecipadamente os sons produzidos nos ambientes em que se está. O cancelamento de ruido ativo é efetivo sem dúvidas com barulhos que são constantes como, por exemplo, o de motor de ônibus, avião ou carro e até mesmo do vento. Caso queira entender melhor, falamos mais a fundo neste artigo sobre o funcionamento do Active Noise Cancelling (ANC).

O Galaxy Buds2 Pro tem uma duração de bateria boa?

Com o ANC (Active Noise Cancelling ou cancelamento de ruido ativo) ligado, o Galaxy Buds2 Pro pode durar até 5 horas com uma única carga. Essa capacidade de duração de bateria não é tão boa considerando a média que se tem no mercado de fones TWS, mas se você não utiliza o fone de ouvido direto, por longos períodos, não há problema, pois, ao colocá-lo na case de carregamento por 15 minutos ou meia hora, a bateria é recarregada rapidamente.

Como é a qualidade do som dos Galaxy Buds2 Pro? Ele é o melhor TWS do mercado nesse quesito?

O som dos Galaxy Buds2 Pro pode ser considerado em um fone "quente". Isso é devido aos seus graves e agudos elevados excessivamente. Você sente aquele volume, aquela massa, para dar peso nas gravações e isso geralmente está ligado à atividade na região médio grave, na faixa dos 500Hz, que é o que costuma adicionar "gordura" à música, dando uma sensação de "imersão" maior. Ao mesmo tempo, há uma atividade maior que o normal na faixa do médio agudo, principalmente na região dos 3Khz, que ajuda a dar uma sensação de maior definição às músicas, porém pode causar fadiga em certas faixas.

Errata (12/05/2023): Como a unidade do Galaxy Buds2 Pro avaliada foi disponibilizada através de um amigo, não verifiquei se havia alguma equalização aplicada. Infelizmente, ao acessar o aplicativo Galaxy Wearable, descobri que o fone de ouvido estava com a EQ (equalização) "nítido" (clear). Devido a isso, a avaliação da qualidade de som deste review mudou, pois desativei a EQ alterando para a opção "normal" no Equalizador do app Galaxy Wearable (disponível também para celulares não Samsung).

Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Samsung Galaxy Buds2 Pro. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear Bluetooth TWS Samsung Galaxy Buds2 Pro. Fonte: Vitor Valeri

Devido ao excesso de médio grave e médio agudo, há um desequilíbrio que afeta o desempenho dos médios, fazendo com que instrumentos de corda e vozes fiquem recuados, chegando até a soar apagados em algumas gravações ou "metálicos" em certas faixas.

Comparado a outros fones de ouvido, achei que os médios do Galaxy Buds2 Pro são recuados. Somando a característica de graves "cheios", "gordurosos" e agudos mais "afiados", o resultado é uma sensação boa de definição, mas sem naturalidade. Percebi um som carregado, pesado, por conta dos graves, e com um brilho artificial, devido ao excesso de agudos.

Em termos de espacialidade e separação de instrumentos, o Galaxy Buds2 Pro não decepciona e consegue mostrar com boa definição os sons de cada fonte, além de um posicionamento bom o suficiente para não haver dificuldade na percepção do ouvinte. Claro, falo isso levando em consideração que se trata de um in-ear, que é bem diferente nestes quesitos se comparado a um over-ear, como falo neste artigo, onde falo sobre as diferenças entre os dois tipos de fones de ouvido.

Comparativo: Samsung Galaxy Buds2 Pro Vs Sennheiser Momentum True Wireless 3

Ao comparar lado a lado o Samsung Galaxy Buds2 Pro com o Sennheiser Momentum True Wireless 3, a primeira coisa que se nota é que ambos são compactos, embora o TWS da alemã tenha optado por um design que não é totalmente arredondado. Os dois apresentam um volume muito semelhante ao colocá-los no ouvido, mas o Momentum True Wireless 3 não escorrega dos ouvidos com o suor durante os exercícios como o Galaxy Buds2 Pro. O motivo disso é a presença de ear fins ("barbatanas", "ear hooks"), uma espécie de gancho de silicone que se prende ao corpo dos fones e se encaixam nos sulcos da orelha.

Comparativo entre o Samsung Galaxy Buds2 Pro e o Sennheiser Momentum True Wireless 3. Fonte: Vitor Valeri
Comparativo entre o Samsung Galaxy Buds2 Pro e o Sennheiser Momentum True Wireless 3. Fonte: Vitor Valeri

Ao comparar o cancelamento de ruído ativo (ANC) entre os fones, notei que o Galaxy Buds2 Pro entrega um desempenho consideravelmente melhor que o Momentum True Wireless 3. Neste quesito não precisei nem me esforçar para chegar a esta conclusão, pois ouvi menos sons do ambiente ao utilizar o fone de ouvido TWS da Samsung.

Quando chegamos uma das partes que todos esperam, o som, a Sennheiser mostra o seu know how que possui na produção de equipamentos de áudio. A qualidade de som do Momentum True Wireless 3 é consideravelmente superior à do Galaxy Buds2 Pro. A alemã conseguiu produzir um TWS com uma sonoridade muito natural, imersiva e que não causa fadiga mesmo após longos períodos de audição, oferecendo uma experiência geral mais agradável.

Os médios do Momentum True Wireless 3 são mais presentes e doces, enquanto o Galaxy Buds2 Pro apresenta um som que puxa para o volume e brilho, soando gorduroso e metálico. Além disso, há graves mais controlados no fone da Sennheiser, pois temos uma atividade maior nos subgraves e existe uma atividade menor no médio grave. Sem dúvidas a região dos graves no TWS da alemã não é natural, mas entrega uma imersão maior e não é exagerado a pronto de prejudicar o desempenho dos médios e agudos.

A maneira como os graves foram implementados pela Sennheiser no Momentum True Wireless 3 traz uma coerência maior ao som, pois você nota que os sons das vozes e instrumentos de corda continuam vivos e com boa definição, além de contarem com o corpo que senti em excesso no Galaxy Buds2 Pro. Mas sem uma atividade legal nos agudos, o som ficaria apagado desta forma.

Felizmente, o Momentum True Wireless 3 tem uma boa atividade nos agudos, apresentando um bom nível de brilho, que consegue trazer detalhamento, mas ao mesmo tempo não é agressivo. Nota-se que o Galaxy Buds2 Pro soa mais agressivo que o fone da Sennheiser nesta região, podendo ser fatigante após algum tempo de audição. Além disso, notei uma extensão melhor nos agudos do fone da alemã.

A espacialidade e separação dos instrumentos é muito semelhante entre o Galaxy Buds2 Pro e o Momentum True Wireless 3. Neste aspecto realmente não há muitas diferenças na maneira como os fones de ouvido apresentam a música.

Por fim, temos que lembrar da diferença de preço entre o Galaxy Buds2 Pro e o Momentum True Wireless 3. Enquanto o fone da Samsung está na faixa de R$ 1000, podendo ser achado por até menos em promoções, o TWS da Sennheiser situa-se na faixa de R$ 2000.

Conclusão

O Samsung Galaxy Buds2 Pro possui um excelente custo-benefício pelo que entrega. Aqui há uma excelente qualidade de construção, um cancelamento de ruído ativo (ANC) sensacional para um TWS e uma qualidade de som acima da média. Entretanto, ao comparar com outros fones de ouvido True Wireless, vemos que o fone in-ear totalmente sem fio da sul coreana não é o melhor em termos de qualidade de som no Brasil, ficando atrás do Sennheiser Momentum True Wireless 3. Porém, em minha opinião, na faixa de preço do Galaxy Buds2 Pro, ele é melhor custo-benefício de todas as opções que se tem no mercado, devido ao conjunto de qualidades entregue.