O fone de ouvido TWS Sennheiser TV Clear Set foi criado especificamente para proporcionar uma audição mais nítida dos sons transmitidos por uma smart TV. Este produto claramente junta tecnologias da Sonova e da Sennheiser. O motivo disso é que em maio do ano passado a Sennheiser vendeu seu negócio de fones de ouvido e soundbars para a Sonova.

Para quem não conhece, a Sonova é uma das grandes empresas líderes do mercado em soluções de saúde auditiva. Trata-se de um grande grupo que administra as marcas Phonak, Unitron, Hansaton, Advanced Bionics, Audiological Care, AudioNova, Geers, Boots Hearing Care, Connect Hearing e Lapperre. Acesse nosso artigo para saber mais informações sobre a companhia e a negociação de compra da divisão de fones de ouvido e soundbars da Sennheiser.

Construção, conforto e fixação

Review do fone de ouvido Sennheiser TV Clear Set. Fonte: Vitor Valeri
Review do fone de ouvido in-ear Sennheiser TV Clear Set. Fonte: Vitor Valeri

A qualidade do material utilizado no fone de ouvido Sennheiser TV Clear Set segue o padrão de outros TWS da marca. Entretanto, o acabamento não me pareceu ser tão bom, pois a logo da Sennheiser ficou bem discreta na case de carregamento, para não dizer apagada. Felizmente não temos o mesmo nos in-ears True Wireless Stereo em si, como você pode ver nas imagens abaixo.

O conforto do TV Clear Set da Sennheiser definitivamente não é tão bom quanto os últimos lançamentos da marca como, por exemplo, o Sport True Wireless e o Momentum True Wireless 3, que fizemos análise aqui no site. O formato não me pareceu ter uma ergonomia que proporcionasse um bom encaixe no ouvido sem deixar a cartilagem da orelha externa dolorida após algumas horas de uso. Acredito que parte disso se deva ao formato estranho das ear fins (também chamados de ear hooks), que são uma espécie de ganchos de silicone que se prende a house (corpo) dos fones e acompanham os sulcos do ouvido para fixar melhor a estrutura do fone no ouvido.

Ear Fins (Ear Hooks) na foto abaixo:

Ear Fins (Ear Hooks) do fone de ouvido in-ear TWS Sennheiser TV Clear Set. Fonte: Vitor Valeri
Ear Fins (Ear Hooks) do fone de ouvido in-ear TWS Sennheiser TV Clear Set. Fonte: Vitor Valeri

Entretanto, não há como negar que os ear hooks proporcionam uma fixação excelente no ouvido do usuário, impedindo que o fone de ouvido saia do lugar no canal auditivo acabe causando a perda do selo, que trairia alterações no som produzido. O papel deste acessório é importante e só necessita de um pequeno aprimoramento.

Conectividade e qualidade de transmissão

É possível conectar o TV Clear Set através do Bluetooth e via Wireless 2.4 GHz. No caso da transmissão Wireless 2.4 GHz, nota-se que a latência do áudio é consideravelmente mais baixa, porém isso vem ao custo da degradação na qualidade de som. Infelizmente é possível notar uma granulação (chiado) o tempo todo no som enquanto se assiste um canal da TV paga ou mesmo um vídeo em algum serviço de streaming como, por exemplo, a Netflix.

A conexão Bluetooth tem o propósito de permitir a conexão com celulares, tablets e notebooks que não contam com uma saída óptica, necessária para conectar o transmissor que vem junto com o TV Clear Set. A Sennheiser aconselha ao usuário sempre que possível utilizar o transmissor que vem com o produto, pois nele a latência é baixa e há uma consistência melhor na transmissão do áudio.

Transmissor e receptor de áudio do fone de ouvido in-ear TWS Sennheiser TV Clear Set. Fonte: Vitor Valeri
Transmissor e receptor de áudio do fone de ouvido in-ear TWS Sennheiser TV Clear Set. Fonte: Vitor Valeri

Qualidade de som e tecnologias para aprimorá-lo

Após a análise de diversos fones de ouvido TWS da Sennheiser, incluindo o CX True Wireless, o Sport True Wireless e o Momentum True Wireless 3, esperava-se que a qualidade de som do TV Clear Set fosse similar. Entretanto, não foi o que ocorreu. Infelizmente o som granulado (chiado) tirou muito da nitidez encontrada na qualidade de reprodução obtida pelos lançamentos de fones True Wireless Stereo anteriores da marca.

Entretanto, mesmo com o "chiado" ao fundo, o TV Clear Set mostrou uma clareza incrível na região dos médios, que é onde está concentrado o som das vozes. Isso permitiu que as falas de jornalistas, atores, atrizes, dubladores e dubladoras ficassem muito nítidas, de fácil entendimento. O nível de detalhamento das vozes realmente ficou absurdo com este fone de ouvido TV, mas isso é devido a tecnologia de "clareza de fala", que destaca justamente as frequências responsáveis por dar mais "presença" às vozes das pessoas.

Fone de Ouvido in-ear TWS Sennheiser TV Clear Set em sua case de carregamento. Fonte: Vitor Valeri
Fone de Ouvido in-ear TWS Sennheiser TV Clear Set em sua case de carregamento. Fonte: Vitor Valeri

No aplicativo do TV Clear Set é possível ajustar o nível da "clareza da fala", permitindo adequar melhor o quão "forte" deverá ser o efeito de acordo com o conteúdo reproduzido nas smart TVs. É possível realizar esse ajuste apertando os lados direito ou esquerdo por 2 segundos (lado direito para aumentar, lado esquerdo para diminuir). Além disso, caso queira aumentar ou diminuir o volume, basta apertar rapidamente no fone de ouvido.

Um ponto interessante da transmissão de áudio do TV Clear Set conectado à smart TV não é afetado se ligar o "mudo" no controle remoto. Ou seja, é possível optar entre deixar que outras pessoas ouçam o que você está ouvindo ou não.

Ao analisar os graves, médios e agudos, vemos que as frequências mais baixas e mais altas pendem para o neutro e os médios são destacados. Mesmo deixando no nível 1 de "clareza da fala" (não é possível desabilitá-lo), os médios ainda ficam proeminentes comparado ao restante do espectro do som. Entretanto, isso não quer dizer que os graves e agudos são apagados, eles ainda possuem uma boa presença para compor bem o som geral reproduzido.

Case do fone de ouvido in-ear TWS Sennheiser TV Clear Set. Fonte: Vitor Valeri
Case do fone de ouvido in-ear TWS Sennheiser TV Clear Set. Fonte: Vitor Valeri

Em termos de palco sonoro, nota-se que é quase nulo. O som parece ser muito "achatado", alterando somente do lado esquerdo para o direito, sem muita direcionalidade. Não há um posicionamento claro de fontes de som (instrumentos, vozes) mais ao fundo ou mais a frente, por exemplo.

Conclusão

O fone de ouvido sem fio TWS Sennheiser TV Clear Set é indicado para aqueles que têm dificuldade de ouvir o que está sendo dito ao assistir um jogo de futebol, um jornal, uma série ou um filme, por exemplo. Além disso, ele pode ser interessante para aqueles que procuram não incomodar o sono de outras pessoas a noite ao assistir algo em sua smart TV. Mas se você está em busca de algo com qualidade de som e envolvência para assistir algum conteúdo na TV, talvez o TV Clear Set possa decepcioná-lo.