Na metade de fevereiro deste ano de 2021 a Sennheiser anunciou que estava à procura de investidores para seu negócio de fones de ouvido e soundbars voltados para o consumidor comum (divisão consumer business). Em aproximadamente 3 meses após esta decisão é provável que muitas empresas quiseram adquirir este negócio da alemã, pois mundialmente a companhia é, em grande parte, famosa devido à, principalmente, seus fones de ouvido. Hoje, a Sennheiser revelou em seu site que a Sonova, especialista em aparelhos auditivos, irá adquirir em breve os negócios de produtos residenciais da desenvolvedora de fones de ouvido.

O objetivo da Sennheiser com esta venda é concentrar seus esforços nos negócios de produtos voltados para o mercado profissional (divisão Pro Audio, Business Communications e Neumann). Andreas Sennheiser e Daniel Sennheiser, atuais CEOs da empresa, disseram no comunicado sobre a venda da divisão Consumer:

"Hoje, encontramos um parceiro, a Sonova. Não poderíamos ter pedido coisa melhor. Um parceiro que não apenas compartilha nossa paixão por áudio e um compromisso com a mais alta qualidade de produto, mas também valores corporativos muito semelhantes. Esta é uma excelente base para um futuro de sucesso juntos."

Para aqueles que estão preocupados com a qualidade dos produtos Sennheiser decair, Daniel e Andreas dizem:

"Na Sennheiser, vivemos e respiramos áudio - em tudo o que fazemos. Nossas décadas de experiência em áudio fluem para todos os nossos produtos. Tentamos compreender as ideias, desafios e ambições dos nossos clientes e traduzi-los em novas tecnologias, fluxos de trabalho e produtos. Compartilhamos essa paixão com a Sonova, que visualiza um mundo onde todos desfrutam do prazer de ouvir - seja qual for sua capacidade - e, portanto, vivem uma vida sem limitações. Em ambas as empresas - Sonova e Sennheiser - há ótimas pessoas por trás das soluções de áudio inovadoras: equipes cheias de paixão e motivação que trabalham continuamente para criar novas experiências auditivas para clientes em todo o mundo - seja com fones de ouvido True Wireless ou aparelhos auditivos. A expertise e os anos de experiência dessas equipes se complementarão no futuro e crescerão juntas na nova unidade Consumer da Sonova. Assim, a Sonova também assumirá as áreas de desenvolvimento e produção da divisão Sennheiser Consumer. Os clientes da Sennheiser se beneficiarão com esta combinação e produtos completamente novos serão criados."

Sobre a Sonova

Sede da Sonova na Suíça. Fonte: Sonova
Sede da Sonova na Suíça. Fonte: Sonova

Com sede em Stäfa, na Suíça, a Sonova é uma das grandes empresas líderes do mercado em soluções de saúde auditiva. Trata-se de um grande grupo que administra as empresas Phonak, Unitron, Hansaton, Advanced Bionics, Audiological Care, por exemplo, AudioNova, Geers, Boots Hearing Care, Connect Hearing e Lapperre.

A empresa lida atualmente com três grandes negócios: Aparelho Auditivos, Cuidados Audiológicos e Implantes Cocleares. A Sonova possui no momento mais de 50 empresas próprias e mais de 100 distribuidores independentes, além de uma rede de serviços de audiologia em 3300 locais em 20 países.

Venda da divisão Consumer da Sennheiser ainda está em processo

A negociação da divisão Consumer da Sennheiser ainda depende de aprovação regulatória. O plano é que a venda do negócio da alemã para a Sonova seja concluído até o final de 2021.

Sennheiser Brasil se pronuncia esclarecendo o que irá acontecer

O sócio da Sennheiser no Brasil, Daniel Reis, esclareceu sobre a venda da divisão Consumer para a Sonova dizendo:

"A Sennheiser Brasil comunica que mesmo após a venda da divisão de Consumer para a Sonova, todos os produtos continuam sendo produzidos pela Sennheiser e nada será alterado na companhia alemã. Os diretores, engenheiros, desenvolvedores e todos os funcionários da companhia serão mantidos, assim como se mantém as instalações e estrutura de engenharia em suas localidades. O consumidor final terá em mãos os mesmos produtos de qualidade impecável sempre entregues pela marca."

O que achou da notícia? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!