As fabricantes de headsets "gamer" até hoje utilizam o som surround de 7.1 ou 5.1 canais como sendo uma grande vantagem em jogos. Empresas como HyperX, Razer, Corsair, Redragon, Astro, entre outras, lançam até hoje headphones com microfone acoplado (headsets) com softwares que simulam o multicanal em fone de ouvido. Entretanto, aqueles que possuem experiência mais aprofundada, sabem que essa tecnologia não oferece vantagem alguma em jogos.

Antes de falarmos sobre os fones de ouvido que contam com a tecnologia de som surround ou áudio multicanal, é importante definirmos o que é um som estéreo e um som surround. O estéreo nada mais é do que a reprodução de sons a partir de um par alto-falantes (driver), que no caso do fone de ouvido, temos um driver de cada lado. Já o surround é quando há pelo menos 4 canais de áudio, podendo chegar até sete canais primários e um para o subwoofer, responsável pela reprodução das frequências mais baixas (graves).

Como funciona o som surround 7.1 nos fones de ouvido?

O som surround 7.1 em headsets gamer (headphones com microfone) não oferece vantagem alguma em jogos. Na foto, o fone de ouvido Razer Tiamat V2. Fonte: Razer
O som surround 7.1 em headsets gamer (headphones com microfone) não oferece vantagem alguma em jogos. Na foto, o fone de ouvido Razer Tiamat V2. Fonte: Razer

Nos fones de ouvido, temos duas formas que são utilizadas atualmente para simular o som surround 7.1 ou 5.1. Na primeira forma, temos no headset literalmente mais de um alto-falante (driver) por lado, que são posicionados de forma estratégica pelo fabricante. Já na segunda maneira, há um software que simula o multicanal através da aplicação de DSP (Digital Signal Processing) [1], que basicamente é uma equalização (EQ) aplicada digitalmente para simular o multicanal e assim tentar obter um palco sonoro [2] melhor, além de uma precisão maior na direção dos sons.

[1] Artigo "O que é Digital Signal Processing (DSP)? Onde e como ele é aplicado?"

[2] Palco sonoro: Relacionado a espacialidade e imagem (imaging), é a forma como é reproduzido o espaço da gravação original percebendo sua largura, altura e profundidade juntamente com o posicionamento dos instrumentos dentro dele.

O grande problema das implementações para trazer o som surround 7.1 ou 5.1 para os fones de ouvido é a forma como o próprio conceito do som multicanal funciona. Para que seja possível compreender essa questão, é necessário que se entenda como funciona o sistema multicanal em caixas de som, que é de onde originou a tecnologia.

Por que o headset gamer não consegue obter o som surround 7.1 de caixas de som?

Como já foi dito acima, o som surround ou áudio multicanal é obtido através da utilização de quatro canais ou mais. Essa tecnologia foi utilizada pela primeira vez em salas de cinema, onde há diversas caixas de som posicionadas de maneira estratégica para obter uma ambiência e imersão maiores durante o filme. Quando dizemos sobre o posicionamento estratégico, quer dizer que para obter o efeito adequado do som surround é necessário que as caixas estejam em determinados lugares no ângulo correto na distância ideal.

Posicionamento de caixas de som em um sistema multicanal. Fonte: enclaveaudio
Posicionamento de caixas de som em um sistema multicanal. Fonte: enclaveaudio

Ao tentar aproximar os alto-falantes (drivers) para caber dentro das conchas (ear cups) do headset, é fisicamente impossível obter o mesmo efeito do som surround que se tem em um sistema multicanal de caixas de som. Além disso, mesmo que se tente simular essa ambiência proporcionada por caixas via software, o resultado continua ruim e pior, ainda entrega um palco sonoro e posicionamento menos convincente que um headphone estéreo, que possui apenas um alto-falante (driver) por lado.