Fones de ouvido podem, aparentemente, "melhorar" o sabor da comida servida no avião. A afirmação veio do professor Charles Spence, chefe do Laboratório de Pesquisa Crossmodal da Universidade de Oxford, na Inglaterra. De acordo com o pesquisador, utilizar headphones com cancelamento de ruído ativo (ANC ou Active Noise Cancelling) pode deixar as comidas oferecidas em aviões mais saborosa em até 10%.

Nem sempre gostamos da comida que é servida nos aviões e tentamos amenizar, por exemplo, tomando uma bebida (água, suco, refrigerante, café) para amenizar o sabor desagradável delas. Mas se existisse uma forma de mudar isso sem precisar "apelar" para "jogar algo por cima" no estômago para melhorar o lanche? Foi esse o objetivo do pesquisador britânico ao testar a influência de fones de ouvido com ANC em um avião.

Usar fones de ouvido com ANC parece melhorar o sabor das comidas servidas no avião

Usar headphones com cancelamento de ruído ativo (ANC) parece melhorar o sabor das comidas servidas no avião. Fonte: Vitor Valeri
Usar headphones com cancelamento de ruído ativo (ANC) parece melhorar o sabor das comidas servidas no avião. Fonte: Vitor Valeri

O chefe do Laboratório de Pesquisa Crossmodal e do Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford, Charles Spence, chegou à conclusão que "a pressão mais baixa da cabine, o ar seco da cabine e o ruído alto do motor contribuem para nossa incapacidade de provar e cheirar comidas e bebidas" e que "colocar um fone de ouvido com cancelamento de ruído pode ser uma das maneiras mais simples de melhorar o sabor da comida e da bebida em altitude".

No artigo é dito que "os resultados revelaram que a percepção do paladar e do olfato foram suprimidas sob as condições de baixa pressão típicas do voo. Esses resultados foram tomados para apoiar a alegação de que os alimentos perdem 30% de seu sabor quando amostrados nos céus. A doçura e a salinidade parecem ser especialmente afetadas (o sal é classificado como 20-30% menos intenso, enquanto o açúcar foi classificado como 15-20% menos intenso sob condições simuladas de alta altitude). Os sabores azedo, amargo e picante, entretanto, permaneceram mais ou menos inalterados (Michaels, 2010)".

Outro ponto interessante percebido sobre os efeitos da altitude dentro de um avião foi sobre a doçura percebida nos alimentos, onde "os resultados revelaram que a percepção de doçura foi suprimida quando os participantes foram expostos a 85 dB de ruído de avião, enquanto o sabor umami foi classificado como mais intenso." Segundo o Prof. Dando, "curiosamente, a intensidade do sabor doce foi classificada progressivamente mais baixa, enquanto a percepção do gosto umami foi aumentada durante a condição de som experimental, em um grau progressivamente maior com o aumento da concentração. (citado em Griffiths, 2015)."

Em seu artigo, Charles diz:

Embora ainda não tenhamos uma boa explicação de por que o ruído de fundo deve exercer um efeito diferencial sobre os vários gostos básicos, o ponto é que esse padrão de resultados não pode ser simplesmente explicado em termos de distração (Connor, 2010), pois isso seria esperado para afetar todos os gostos igualmente.

Publicado no "International Journal of Gastronomy & Food Science", o artigo de Charles Spence pode ser acessado aqui para a leitura integral.

O que achou desta pesquisa? Interessante? Faça o teste você mesmo e comente abaixo quais foram as suas percepções!