O Meze Audio 109 Pro é o mais novo headphone anunciado pela fabricante romena de fones de ouvido. Finalmente o over-ear aberto (open-back) com driver dinâmico foi revelado pela marca durante o evento Canjam London, que ocorreu nos dias 30 e 31 de julho de 2022.

O Canjam, é um evento organizado pelos criadores do fórum norte-americano Head-fi. A convenção é tão grande que ocorre em diversas cidades do mundo como Xangai (China), Londres (Inglaterra), Irvine (EUA), Singapura (cidade-Estado), Nova York (EUA) e Denver (EUA). Devido ao fato de reunir diversas marcas de áudio do mundo, principalmente as relacionadas a fones de ouvido, é normal ver empresas anunciando novos produtos ou até mesmo levando protótipos para obter feedback de seus potenciais clientes. Isso é exatamente o que a Meze fez, confira abaixo mais sobre o mais novo lançamento da romena!

O substituto do popular Meze 99 Classics?

De aparência muito semelhante ao Meze 99 Classics, um dos fones mais vendidos, se não o mais, da marca, o 109 Pro possui drivers (alto-falantes) dinâmicos [1] de 50mm desenvolvidos pela própria Meze. A empresa não economizou nos materiais, o headphone utiliza madeira de nogueira, zinco e aço manganês. Entretanto, apesar do design parecido, o som do 109 Pro é diferente 99 Classics, de acordo com o site whathifi.

[1] Artigo "Quais os tipos de tecnologias existentes em fones de ouvido"

Headphone Meze Audio 109 Pro utilizado em conjunto com o DAC/amp Ferrum OOR e a fonte Ferrum HYPSOS. Fonte: Meze Audio
Headphone Meze Audio 109 Pro utilizado em conjunto com o DAC/amp Ferrum OOR e a fonte Ferrum HYPSOS. Fonte: Meze Audio

Não é somente na aparência que o 109 Pro se assemelha ao 99 Classics, ele também permite que o usuário substitua com facilidade todas as peças com facilidade. Além disso, segundo a publicação feita no blog da Meze Audio, o 109 Pro apresenta um "palco sonoro excepcional e um som altamente detalhado e envolvente, com a quantidade certa de punch [2]".

[2] Impacto/Punch: É o impacto de um determinado som com bom transiente (velocidade). O termo geralmente é utilizado para descrever os graves, mas pode ser utilizado para outras frequências onde se tem corpo e decaimento (decay) baixo.

Lançamento e disponibilidade

Infelizmente o headphone Meze 109 Pro ainda não tem uma data exata para lançamento e nem preço revelado. Entretanto, já se sabe que o fone de ouvido será lançado em outubro de 2022. Estima-se que o produto seja vendido pelo mesmo valor do 99 Classics (US$ 309).