No mundo acontecem diversos eventos focados em áudio em geral e específicos para áudio portátil (fones de ouvido). Estas conferências servem para que os fabricantes de produtos de áudio anunciem suas novidades e às exponham para testes, para que as pessoas que estão visitando o local troquem experiências e testem equipamentos particulares e/ou de empresas.

Novidades

Exposições de áudio ao redor do mundo é tipo de local onde o fabricante escolhe para anunciar seus mais recentes projetos e produtos desenvolvidos. São nestas ocasiões onde as empresas irão analisar a receptividade de seus produtos para decidir se há necessidade ou não de realizar algum ajuste.

Novidades

São nestes eventos que se reúnem a crítica especializada, os reviewers, para julgar o que há de melhor dentre as novidades que estão surgindo.

Troca de experiências

Neste tipo de evento é onde há a reunião de muitas pessoas com vasta experiência com equipamentos de áudio, técnicos, desenvolvedores de produtos, representantes das fabricantes etc. Ou seja, é uma oportunidade de ouro para que os entusiastas tirem suas dúvidas, troquem ideias, experiências etc.

Troca de experiências

É justamente nessas horas onde as pessoas mudam de ideia com relação a determinados produtos, ajudando dessa forma na decisão de uma compra, ou até mesmo, no desenvolvimento de algum produto.

Experimentar diversos equipamentos

Nas convenções é possível experimentar diversos equipamentos, tanto de fabricantes quanto de entusiastas da área. Nestas exposições temos geralmente mais de 100 estandes de fabricantes, além de diversas mesas onde entusiastas colocam seus equipamentos para "degustação" no intuito de dar a oportunidade de audição para outras pessoas e trocar ideias.

É interessante observar que, as pessoas que vão a estes eventos, estão dispostas a ajudar e proporcionar uma boa experiência a quem vai. Além disso, temos o fato de que a pessoa pode chegar a experimentar certos equipamentos que demorariam muitos anos para adquirir ou nem mesmo o faria, mas ali é possível ter uma ideia do que o produto é capaz sem a necessidade de comprá-lo.

Eventos internacionais de áudio pelo mundo

Um dos principais eventos focados em áudio portátil é o Canjam, organizado pelos criadores do fórum norte-americano Head-fi. A convenção é tão grande que ocorre em diversas cidades do mundo como Xangai (China), Londres (Inglaterra), Irvine (EUA), Singapura (cidade-Estado), Nova York (EUA) e Denver (EUA).

Outros dois bem famosos são o Tokyo Fujiya Avic Headphone Festival e o E-Earphone Portable Audio Festival (paufes ou potafes). Ambos são organizados pelas maiores lojas de fones de ouvido do Japão, a Fujiya Avic e a E-Earphone.

Eventos de fones

Temos também o High End Munich que ocorre na Alemanha e o High End Swiss que acontece na Suíça, ambos atraem pessoas do mundo inteiro!

Confira abaixo alguns dos principais eventos de áudio pelo mundo (caso algum não estiver na lista e você saiba, comente!)

Você já teve a oportunidade de ir em algum destes eventos? Comente abaixo e deixe o seu relato!

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: