O JBL Wave 200TWS e o Wave 300TWS foram anunciados para o mercado nacional no Dia do Consumidor (15 de março). Trata-se de dois fones de ouvido in-ear Bluetooth True Wireless Stereo (TWS) que possuem uma haste/bastão, semelhante ao que temos nos AirPods Pro da Apple. Geralmente esse prolongamento do corpo do fone possui em sua ponta um microfone e devido a isto, a captação de áudio deste formato de fone de ouvido TWS costuma ter um desempenho melhor, comparado a modelos que não possuem haste.

Há uma diferença no tamanho do alto-falante (driver) dinâmico (dynamic driver ou DD) entre o Wave 200TWS e o Wave 300TWS. No 200TWS temos drivers de 8mm enquanto no 300TWS temos drivers de 12mm. Embora isso não signifique um bom resultado na qualidade de som, porque há diversos fatores que irão influenciar nisso, o tamanho pode colaborar para se obter um desempenho melhor.

Imagem ilustrativa dos fones de ouvido True Wireless Stereo (TWS) da JBL. Fonte: JBL
Imagem ilustrativa dos fones de ouvido True Wireless Stereo (TWS) da JBL. Fonte: JBL

Posso utilizá-los para a prática de exercícios?

Tanto o Wave 200TWS e quanto o Wave 300TWS possuem certificação IPX2, que atesta a resistência contra respingos d'água. Entretanto, cuidado ao utilizá-los durante atividades físicas, pois se o suor for intenso, pode danificá-los.

Qual a duração da bateria?

O modelo mais simples que está sendo lançado, o Wave 200TWS conta com 5 horas de reprodução contínua podendo estender por mais 15h ao utilizar sua case de carregamento. Já o Wave 300TWS possui uma capacidade de 6h de reprodução contínua. Considerando a média de duração de bateria dos fones TWS do mercado, este desempenho está abaixo do que temos atualmente, onde há fones com pelo menos 7h de duração, podendo chegar até 11h, por exemplo.

Fone de ouvido JBL Wave 200TWS. Fonte: JBL
Fone de ouvido JBL Wave 200TWS. Fonte: JBL

Conectividade

A única informação disponibilizada pela JBL é que o Wave 200TWS possui Bluetooth 5.0 e o Wave 300TWS conta com Bluetooth 5.2. Entretanto, não é mencionado pela empresa quais são os codecs de áudio Bluetooth suportados.

Lançamento e disponibilidade

O fone de ouvido in-ear Bluetooth True Wireless Stereo JBL Wave 200TWS já está à venda nas cores preta, branca e azul por R$ 399 no site oficial da JBL. Já o JBL Wave 300TWS está sendo vendido nas cores preta, branca e rosa por R$ 499 no site da empresa.

Fone de ouvido JBL Wave 300TWS. Fonte: JBL
Fone de ouvido JBL Wave 300TWS. Fonte: JBL