Quando você pensa que a Apple não pode criar uma tendência pior do que a outra (lembra da retirada da saída para fones de ouvido dos celulares?), a empresa da maçã nos surpreende. Sim, temos mais um headphone Bluetooth com ANC na faixa dos US$500 para fazer companhia aos AirPods Max, os Yamaha YH-L700A. Trata-se de fones de ouvido over-ear com cancelamento de ruído ativo e uma tecnologia chamada "3D Sound Field", que traz a mesma proposta do "Audio Espacial" (Apple) e "360 Audio" (Samsung), onde o movimento da cabeça do usuário é rastreado para proporcionar uma imersão maior durante as sessões de áudio.

O sistema de cancelamento de ruído ativo (ANC ou active noise cancelling) do YH-L700A utiliza diversos microfones e um algoritmo para analisar o local onde o usuário se encontra e remover de forma automática o ruído do ambiente sem afetar a música. É interessante lembrar que tudo pode ser controlado através de um aplicativo desenvolvido para dispositivos mobile da Yamaha.

Headphone Bluetooth com ANC Yamaha YH-L700A. Fonte: Yamaha
Headphone Bluetooth com ANC Yamaha YH-L700A. Fonte: Yamaha

Modos de escuta

O novo headphone com ANC da Yamaha possui um modo para "otimizar a escuta", onde o som é ajustado de acordo com a forma que o usuário utiliza o fone de ouvido. Além dele, ainda há o modo "som ambiente", onde a empresa diz que sons do ambiente onde a pessoa está são trazidos para o fundo da música para haver uma presença maior ao andar pela rua. Há também o modo "cuidado auditivo", onde mesmo com um volume baixo, os desenvolvedores dizem que o over-ear sem fio é capaz de trazer todos os sons de forma nítida.

Conectividade

Em termos de conectividade, o YH-L700A possui Bluetooth 5.0 e conta com os codecs de áudio Bluetooth SCB, AAC e aptX Adaptive (entenda como cada um deles influencia na qualidade de som aqui). É possível utilizar o headphone através de um cabo P2-P2 (3,5mm para 3,5mm), incluso na caixa, caso a bateria acabe ou você queira economizar para determinado momento.

Bateria

O YH-L700A pode ser carregado em 3 horas e 30 minutos e entrega até 34h de reprodução contínua (com ANC ativado e o 3D Sound Field desativado). Caso o usuário opte por ativar o 3D Field Sound e o ANC, a bateria cai para 11h de duração.

Headphone Bluetooth com ANC Yamaha YH-L700A. Fonte: Yamaha
Headphone Bluetooth com ANC Yamaha YH-L700A. Fonte: Yamaha

Lançamento e disponibilidade

O headphone Bluetooth com ANC Yamaha YH-L700A já pode ser encontrado à venda em varejistas selecionados nos EUA e no próprio site da Yamaha.