A Yamaha anunciou recentemente o lançamento de novos fones de ouvido. Finalmente a empresa decidiu, após diversas outras já terem feito, lançar fones de ouvido True Wireless (TWS). Ao todo foram dois modelos anunciados, o Yamaha TW-E5A e o TW-E7A.

Ambos os modelos de fones TWS revelados são do tipo in-ear, porém o TW-E7A possui a tecnologia de cancelamento de ruído ativo (ANC ou active noise cancelling) implementada em seu hardware. Além disso, tanto o E5A quanto o E7A contam com uma tecnologia exclusiva da Yamaha que consiste em manter a qualidade de som mesmo em volumes mais altos. Para isso, a empresa utiliza-se de um microfone posicionado na parte interna dos fones para monitorar o som e "corrigir" em tempo real aplicando uma equalização de forma automática, ou seja, é uma tentativa de evitar que o driver do fone de ouvido gere distorções ao reproduzir uma frequência do som que ele não é capaz em certos volumes.

Fone de ouvido Yamaha TWS TW-E7A. Fonte: Yamaha
Fone de ouvido Yamaha TWS TW-E7A. Fonte: Yamaha

Conectividade

Em termos de conectividade, os novos fones de ouvido TWS da Yamaha contam com Bluetooth 5.0 e codecs de áudio SBC, AAC e aptX Adaptive. Além disso, os fones de ouvido também contam com a tecnologia True Wireless Stereo Plus da Qualcomm, que realiza uma conexão simultânea de ambos os lados do fone ao invés de fazer a retransmissão do sinal de um lado para o outro como a maioria dos fones TWS. Esta tecnologia de conexão simétrica melhora o consumo de bateria e oferece uma conexão mais estável com o smartphone.

Ideais para exercícios

Tanto o TW-E5A quanto o TW-E7S possuem certificação IPX5, que faz deles uma opção para quem quer utilizá-los para fazer atividades físicas. Além disso, por possuírem resistência a água, não há com o que se preocupar caso você pegue uma chuva no meio do caminho durante algum exercício.

Duração da bateria

Em termos de bateria, o TW-5A é capaz de reproduzir continuamente por 6 horas e 30 minutos (26h no total com a case) enquanto o TW-E7A chega a 7 horas de música sem parar (28h no total com a case).

Lançamento e disponibilidade

Tanto o TW-E5A quanto o TW-E7A estarão disponíveis para venda aproximadamente no meio de outubro de 2020. O Yamaha TW-E5A chegará por US$160 enquanto o Yamaha TW-E7A custará US$230).