Quais fones de ouvido isolam melhor o ruído (barulho) externo/ambiente?

Saiba aqui quais são os fones de ouvido que possuem o melhor isolamento de ruído (barulho) externo/ambiente. Entenda o que faz de um melhor que o outro para determinado fim.

Headphone Sony WH-1000XM3Jackson Ruckar (usatoday)
Headphone Sony WH-1000XM3Jackson Ruckar (usatoday)

Embora exista há décadas a procura por fones de ouvido que isolam o ruído externo (ou ruído ambiente), nunca vimos tamanha procura como agora devido a pandemia de COVID-19 forçar as pessoas a trabalharem em suas casas (home office). Pensando nisso, este artigo tem como objetivo guiá-los para obter um bom fone de ouvido capaz de isolar de forma eficiente, permitindo assim que se trabalhe, estude, divirta, com prazer.

O que é melhor? Isolamento natural ou ativo?

Também chamadas de cancelamento de ruído passivo ou ativo, as classificações isolamento natural ou ativo são simples de se entender, porém não tanto de compreender de fato. Enquanto uma depende da própria estrutura do fone de ouvido e a maneira como ele é colocado nas orelhas, a outra depende de circuitos de processamento e microfones para a captação de sons.

O cancelamento de ruído passivo ocorre através das estruturas do fone de ouvido (ear tips, ear pads, ear cups, entre outras estruturas) que atenuam os sons do ambiente. Ou seja, não é necessário gastar energia alguma para realizar este tipo de isolamento, caracterizando-se assim como passivo. Exemplos de fones de ouvido com bom isolamento passivo:

  • In-ears/intra-auriculares/IEMs (in-ear monitors)/CIEMs (custom in-ears monitors): Pelo fato do encaixe deste tipo de fone de ouvido ser dentro do canal auditivo através das ear tips (borrachinhas, ponteiras), há um grande capacidade de isolamento passivo. Esta sem dúvidas é a melhor solução para isolar de forma passiva o ruído ambiente. Exemplos de modelos com isolamentos extremos: CIEMs em geral e fones de ouvido da Etymotic (Dica: é possível isolar consideravelmente ao utilizar ear tips de espuma ou "foam ear tips")
  • Supra-aurais/on-ears fechados: Estes fones de ouvido ficam sobre as orelhas, ou seja, são aqueles que ficam entre a solução portátil (in-ears e earbuds) e a solução para casa (over-ears/circunaurais). Os on-ears são uma solução versátil para aqueles que não conseguem lidar com in-ears e ao mesmo tempo querem que haja um bom isolamento (inexistente em earbuds) e conforto. Geralmente este tipo de fone de ouvido possui ear pads feitas de um material que imita couro para obter uma melhor vedação e consequentemente um melhor isolamento do ruído externo, além de ter ear cups completamente seladas (característica dos fones fechados) para atenuar os sons do ambiente. Exemplo de modelo com isolamento bom: Sennheiser HD25.
  • Headphones/over-ears/circunaurais fechados: Por ficarem ao redor das orelhas, apoiados na cabeça, os fones de ouvido do tipo over-ear são os que possuem a maior chance de trazer conforto para o usuário. Os headphones são recomendados para se utilizar em casa, pois geralmente precisam de DAC/amp, além de não serem nem um pouco compactos. Aqueles que possuem as ear cups fechadas (sem grades), chamados também de circunaurais fechados, geralmente proporcionam um isolamento do ruido ambiente maior, podendo variar de um modelo para outro (depende do material e construção das ear cups). Exemplo de modelo com isolamento bom: Sennheiser HD280.

E o cancelamento de ruído ativo? Não é melhor que o passivo?

Muitos provavelmente devem pensar que um fone com cancelamento de ruído ativo (ANC ou active noise cancelling) é mais eficiente para isolar ruídos externos do ambiente em que estão. Entretanto, isso dependerá do tipo de som que está presente no local em que se está utilizando o fone de ouvido com ANC. Caso o ruído (barulho) não seja contínuo, fique alterando suas frequências (graves, médios e agudos), o cancelamento de ruído ativo não será eficiente e terá um desempenho inferior se comparado a fones com bom isolamento passivo. Isso ocorre porque sons aleatórios repentinos causam um atraso de tempo no processamento dos sons externos, captados por microfones, para que pequenos alto-falantes do sistema ANC possam gerar ondas em fase oposta e criem o silêncio.

Para que os fones de ouvido consigam um cancelamento de ruído ativo eficiente, eles têm de "adivinhar" como o ruído será reproduzido antes mesmo de ele ser gerado. Em outras palavras, os headphones precisam estimar o perfil de áudio do ruído ambiente e reproduzir o som mais adequado possível aos sons gerados para haver o melhor cancelamento de sons ambiente. Sons de baixa frequência como, por exemplo, motor de um avião, motor de carros, motor de ônibus, têm um comprimento de onda maior, sendo mais lentos e geralmente tendem a ser mais repetitivos. Em contrapartida, as ondas sonoras de alta frequência como, por exemplo, bebês chorando, pessoas falando, incorporam mais informações, mudam com maior frequência, são mais rápidas e, portanto, são muito menos previsíveis e difíceis de lidar.

Artigos recomendados para leitura:

O que achou do artigo? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!

Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End:

Especial: Série de artigos sobre Fones de Ouvido

Confira a série especial de artigos, em parceria com a Fones High End (Facebook, Instagram, Twitter), onde é mostrada uma nova perspectiva descomplicando tudo sobre fones de ouvido!

Como funciona?

O Som

Tecnologias

Como escolher?

Dicas

Tutoriais

Artigos

Reviews

A História

Entrevistas

🔥O POCO F4 É MUITO BOM 👇

Comentários
Minha foto
Insira um comentário